Efraim protesta contra preconceito de Graziano a respeito dos nordestinos



O vice-líder do PFL, senador Efraim Morais (PB), protestou contra a frase do ministro de Segurança Alimentar, José Graziano, responsabilizando os nordestinos pela violência em São Paulo.

- Não aceito sua explicação de que sua frase tenha sido mal interpretada. Ao contrário, foi bem compreendida e expressa aquilo que, em psicanálise, chamamos de traição do inconsciente - afirmou o senador.

Efraim Morais lembrou que Graziano escapou da moção de censura na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na semana passada, mas está convocado para dar explicações ao Senado sobre o Programa Fome Zero e também, mais uma vez, sobre a -indigitada frase: enquanto os nordestinos vierem, vamos andar de carros blindados-.

O senador disse que sua insistência em abordar a frase do ministro Graziano não se deve a um impulso sádico, mas, ao reconhecimento da relevância que o tema tem.

- Estarei em Plenário para abordar a questão com respeito - mas com rigor - quando ele vier ao Senado - garantiu.

Efraim observou que, -quando um ministro de perfil humanista deixa escapar um conceito preconceituoso como esse, pode-se imaginar em que medida esse sentimento ainda grassa na sociedade do Sul e Sudeste brasileiros-.

O Nordeste, lembrou o senador, não é produtor de drogas, nem corredor de exportação, sendo um mercado de consumo irrelevante nesse setor. Ele concluiu seu pronunciamento ressaltando ser o fenômeno do narcotráfico, típico do -Sul-Maravilha-, que vem obrigando as elites a andarem de carros blindados e a pedir a presença do Exército nas ruas.



17/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Graziano garante não ter preconceito contra os nordestinos

Roberto Cavalcanti elogia eleição de Dilma e lamenta preconceito contra nordestinos

Maria do Carmo protesta contra feriadões nos estados nordestinos

Heloísa Helena protesta contra falta de assistência aos nordestinos

Efraim protesta contra cancelamento de vôos em João Pessoa

Efraim protesta contra cancelamento de vôos partindo de João Pessoa