Cristovam: desfecho do caso Palocci foi vitória da democracia
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse, em discurso nesta quarta-feira (8), que o desfecho do caso Palocci, que se iniciou com a publicação pela imprensa de denúncias de enriquecimento injustificado do político petista e culminou com a sua saída da Casa Civil, engrandece a democracia brasileira.
Cristovam ressaltou que "a democracia que permite que consultores ganhem dinheiro, também permite que a imprensa levante suspeitas quando esse consultor tem um cargo público".
- A democracia também permite que as notícias repercurtam no Congresso e com que um ministro, sobre o qual pesam suspeições, tenha de deixar o cargo, apesar de sua importância - acrescentou.
Na avaliação do senador, é preciso, agora, tirar lição desse episódio "para a democracia daqui para frente". Ele fez um apelo à presidente Dilma Rousseff e à nova chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para que entendam que "democracia se faz com o Congresso, e Congresso se faz com governo e oposição".
- É preciso respeitar a oposição. Eu creio que, no espírito da democracia, é preciso haver governo e oposição, mas, às vezes, é preciso encontrar posições suprapartidárias. Talvez este seja o nosso grande desafio hoje: encontrar pontos suprapartidários que nos unam em uma luta pelo Brasil - disse.
Cristovam citou cinco pontos em que, em sua avaliação, governo e oposição poderiam chegar a posições suprapartidárias: a estabilidade monetária, a consolidação da democracia, a luta pela erradicação da miséria, uma revolução na educação e a necessidade de se evitar o risco de desindustrialização do país.
- Quero aproveitar esse dia em que houve essa vitória da democracia para deixar aqui essa sugestão, esse desafio. Vamos tentar encontrar os pontos de convergência, em nome da consolidação, de uma maneira mais ampla, da democracia e também da democracia social no Brasil - disse o senador.
08/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam: democracia venceu com a saída de Palocci
Sarney saúda desfecho de caso envolvendo jornalista americano
Covatti espera desfecho sem traumas no caso do taxi-lotação
Relator diz que caso Schinchariol terá que aguardar desfecho do primeiro processo contra Renan
Mão Santa: "ganhar uma eleição não é vitória da democracia"
Caso Palocci não vai afetar votações, afirma Sarney