Mão Santa: "ganhar uma eleição não é vitória da democracia"



O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta terça-feira (31) que vencer uma eleição não pode ser classificado como uma vitória de democracia, como fez o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva. O senador explicou que vencer uma eleição é ter mais votos que o adversário, mas a democracia é algo muito mais complexo pois é baseada na divisão igualitária de poderes.

- Não temos nada a comemorar. Não teve vitória da democracia porque não existe poder mais avacalhado e desmoralizado do que o Legislativo, com 'mensaleiros' e 'mensalão'. Todos votaram com as cuecas sujas de dólares. A democracia somos todos nós - disse.

Mão Santa lembrou que o ex-presidente norte-americano Richard Nixon obteve uma reeleição "muito mais retumbante" do que a de Lula. Ele assinalou que existem cerca de 126 milhões de eleitores no Brasil, portanto existe uma grande parcela que não votou no segundo turno "por vergonha, descrença e insatisfação".

O senador ainda lembrou que os repórteres do jornal Washington Post também foram pressionados, mas não se intimidaram e revelaram que Nixon havia usado meios impróprios para vencer a eleição, levando o presidente a renunciar.

- Aqui, todos os que fizeram falcatruas foram eleitos e voltaram; o homem da cueca ganhou. Isso é vitória da democracia? Isso é a vergonha da democracia. A ignorância é audaciosa - frisou.

Mão Santa citou artigo escrito pelo professor José Pastore em que este descreve um futuro conhecido e sombrio para o governo Lula. Segundo o articulista, o populismo utilizado na campanha tem quatro fases já estudadas e identificadas. A primeira é a glória da vitória trazida pela distribuição de benesses como o Bolsa-Família. A segunda é a dúvida que se estabelece quando o déficit nas contas públicas aumenta, os investimentos caem e o desemprego se instala. A terceira é o colapso econômico, com a disparada da inflação e a conseqüente recessão. A quarta e última é a adoção de políticas duras para reequilibrar as finanças públicas.

O senador disse ainda que vai cobrar as promessas que o presidente Lula fez ao povo do Piauí e ainda não cumpriu, tais como a conclusão das obras de recuperação de uma ferrovia; as obras do porto de Luiz Correia; o Hospital Universitário; o Pronto-Socorro de Teresina; a Universidade do Delta; e a construção de cinco hidrelétricas.

- Lula prometeu e o povo do Piauí acreditou - concluiu.



31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tarso aposta na vitória Lula para ganhar eleição no RS

Renan celebra vitória na eleição de Alagoas

Eleição de Renan é vitória do Palácio do Planalto, diz Agripino

Cristovam: desfecho do caso Palocci foi vitória da democracia

HARTUNG DIZ QUE VITÓRIA DE LAGOS FORTALECE DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Saturnino comemora vitória do Lula e da democracia no segundo turno