Sarney saúda desfecho de caso envolvendo jornalista americano
O presidente do Senado Federal, José Sarney, divulgou nota à imprensa em que saúda o desfecho do episódio envolvendo o correspondente do jornal The New York Times no Brasil, Larry Rohter.
O jornalista, que escreveu matéria em que menciona o suposto abuso de álcool pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve seu visto de trabalho suspenso pelo governo brasileiro, e solicitou ao Ministério da Justiça que reconsiderasse a decisão.
Rohter declarou, em seu pedido, que não teve intenção de ofender o presidente Lula, que lamenta o episódio, e que a versão em português de sua matéria, divulgada pela imprensa brasileira, traz incorreções.
Íntegra da nota divulgada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney.
"Todos devemos ficar satisfeitos com este desfecho. O episódio foi didático. Ficou claro, em primeiro lugar, que é preciso ter muito cuidado com os assuntos relacionados à liberdade de imprensa. O presidente revelou sua justa indignação. O Executivo reagiu; o Legislativo pressionou; e o Judiciário funcionou. E o país, no final, deu uma prova de maturidade".
14/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney saúda libertação de jornalista do 'Estadão' na Líbia
Sarney vai apelar a Lula para que reveja decisão de cassar visto de jornalista americano
Cristovam: desfecho do caso Palocci foi vitória da democracia
Covatti espera desfecho sem traumas no caso do taxi-lotação
Relator diz que caso Schinchariol terá que aguardar desfecho do primeiro processo contra Renan
Expulsão de jornalista americano domina debates