Cristovam diz que Geraldo Mesquita renuncia a vagas que ocupa na estrutura da Casa por indicação do PMDB



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) divulgou no Plenário nesta sexta-feira (5) anotações, que tomou por telefone, ditadas pelo senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). Segundo Cristovam, Mesquita afirma que está "indignado" com o afastamento dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que renuncia a "todos os cargos que ocupa no Senado para os quais foi indicado pelo PMDB".

O senador pelo Acre reconhece na nota que se trata de uma posição firme, mas disse que a tomou porque "não reconhece mais a liderança do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO) e que, com a liderança de Raupp, o PMDB está "cometendo um haraquiri (modalidade japonesa de suicídio) diante da sociedade". Mesquita Júnior explica, ainda segundo Cristovam Buarque, que não renunciará à filiação ao PMDB porque pretende ficar dentro do partido lutando por mudanças.

O senador pelo Acre ressaltou ainda que a decisão sobre o afastamento dos dois senadores foi tomada na "calada da noite de uma quinta-feira, uma noite longa que dura até terça-feira no Senado Federal". Ele disse também a Cristovam que o ocorrido merece uma "reação forte dos companheiros do PMDB".

Mesquita Júnior também criticou o veto do nome do senador Valter Pereira (PMDB-MS) para a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs. Lembrou que Valter Pereira chegou a ser homenageado como relator em uma reunião da bancada, mas depois teve sua indicação retirada. De acordo com Cristovam, Mesquita Júnior encontra-se em uma reunião do Parlamento do Mercosul, onde é coordenador da bancada dos brasileiros e, por isso, apresentou as declarações por telefone, pedindo que Cristovam as tornasse públicas.



05/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em protesto, Geraldo Mesquita anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Mercosul

Geraldo Mesquita conclama PMDB a defender direitos dos servidores

Geraldo Mesquita elogia Aécio e cobra candidatura do PMDB à Presidência

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Ferraço quer menos ministérios e pede que PMDB coloque os cargos que ocupa à disposição

Mesquita Júnior anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul