Mesquita Júnior anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou, nesta segunda-feira (14), que renunciará à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, em protesto "pelo descaso e pela falta de respeito" de ministros brasileiros em relação ao organismo parlamentar. Segundo informou, quatro ministros foram convidados, desde o ano passado, a debater assuntos com os nove deputados e nove senadores brasileiros do Parlamento, mas,até agora, nenhum sequer deu resposta.

- É uma contradição. O presidente Lula tem dado todo apoio ao Mercosul, promovendo o seu fortalecimento, mas seus ministros respondem com o silêncio quando são convidados a discutir assuntos com os parlamentares do Mercosul. São assuntos de interesse da integração regional - disse.

Já foram convidados os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, da Cultura, Gilberto Gil, e dos Esportes, Orlando Silva. O convite para o ministro da Educação, Fernando Haddad, foi apresentado em agosto de 2007 pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que quer conhecer os planos da pasta em favor da integração regional e para a redução do analfabetismo.

Mesquita Júnior entende que o Parlamento do Mercosul, com sede em Montevidéu, no Uruguai, já deveria estar atuando "com mais intensidade". Na sua avaliação, o organismo deveria ter se reunido assim que teve início o conflito diplomático Equador-Colômbia-Venezuela (caso do ataque militar colombiano a bases das Farc em território equatoriano), o que acabou não ocorrendo.

O parlamentar adiantou que continuará a integrar o Parlamento do Mercosul, passando a presidência da representação brasileira ao deputado Cláudio Diaz (PSDB-MG). Instalado em dezembro de 2006, o organismo promove reunião dos parlamentares dos quatro países fundadores quase que mensalmente.



14/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em protesto, Geraldo Mesquita anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Mercosul

Mesquita Júnior é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul será eleita dia 14

Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul discute sucessão na presidência do colegiado

Mesquita Júnior comenta encontro do Parlamento do Mercosul

Mesquita Júnior pede calendário para comissões do Parlamento do Mercosul