Cristovam diz que reitor da UnB cometeu "equívoco de prioridade"



Ao comentar o caso dos gastos elevados com a decoração do apartamento funcional do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que, mesmo não tendo cometido ilegalidade, o reitor "incorreu em grave equívoco de prioridades" por deixar de aplicar dinheiro em áreas fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e investir na melhoria de sua moradia.

- Estamos de acordo que pode não ter sido ilegal, mas não foi correto. E ele reconhece que foi um erro cometido no momento de tomar aquela decisão - disse Cristovam, relatando conversa que teve com o reitor da UnB no fim de semana.

Cristovam disse concordar com Mulholland de que não houve apropriação indébita, já que nenhum real teria saído dos cofres públicos para o bolso do reitor. Mesmo assim, em sua avaliação, uma ofensa à ética nas prioridades é uma falta tão grave para um dirigente público quanto ferir a legalidade no uso dos recursos públicos.

Chamando atenção para o fato de que o problema verificado na UnB ocorre em quase todos os âmbitos da sociedade brasileira, em função de o país ainda não ter conseguido consolidar o regime republicano, Cristovam lembrou que desvios muito mais significativos e freqüentes ocorrem, por exemplo, em órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Respondendo ao senador Mão Santa (PMDB-PI), que em aparte elogiou a importância dada na Alemanha aos professores, Cristovam lembrou que praticamente todos os países da Europa Ocidental, diferentemente do Brasil, "completaram a República". Ele observou que, mesmo nos países europeus que têm reis como chefes de Estado, a sociedade funciona como se fosse uma República.

- Do ponto de vista social, o Brasil é como se fosse uma monarquia das mais arcaicas, onde as elites se apropriam de todas as maneiras possíveis dos recursos públicos- afirmou.



18/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam sugere que reitor da UnB se licencie do cargo

Cristovam Buarque manifesta apoio ao reitor da UnB

Suplicy cumprimenta Cristovam por sugerir licença ao reitor da UnB

Cristovam pede a Lula que defenda na ONU prioridade para educação

Cristovam lamenta falta de prioridade para erradicar analfabetismo

Em homenagem às mantenedoras de ensino superior, Cristovam pede prioridade à educação básica