Cristovam: é preciso refundar a universidade brasileira
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) classificou, nesta quinta-feira (2), de “tragédia imensa” a greve que mantém as universidades federais brasileiras paralisadas há quase três meses. Em seu ponto de vista, as paralisações refletem um descontentamento crescente de professores e funcionários com o sucateamento do conceito de universidade – uma instituição que, acredita, “ficou velha” diante da velocidade do avanço do conhecimento.
– Até algumas décadas atrás, um médico formado colocava seu diploma na parede e 40 anos depois, médico velhinho, com aquele diploma poderia continuar o tratamento dos seus doentes. Hoje, a cada seis meses, se o médico não estudar, não tomar conhecimento de novos equipamentos, métodos e remédios, estará sucateado – lembrou.
Cristovam lamentou que o Brasil resista à disseminação do conhecimento fora das universidades e não reconheça a importância da integração de saberes de diferentes departamentos. Ele também criticou a falta de qualidade da educação de base, que acaba contaminando a universidade e alimentando a frustração dos professores.
– Dou aula toda semana na Universidade de Brasília e converso com os professores da engenharia. Eles são frustrados porque têm que dedicar um tempo imenso para ensinar a matemática que os meninos não aprenderam no ensino médio – lamentou.
O senador citou a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em recente audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Na ocasião, Cristovam propôs que, além das questões de verbas e salários, o governo discutisse também o conceito de universidade de que o Brasil necessita, frisando que o modelo atual tem “quase duzentos anos”.
– É preciso ir além e refundar a universidade brasileira, dar dinheiro, pagar salários, mas refundar a universidade: uma outra instituição, com o mesmo nome de universidade, mas com uma estrutura diferente, com compromissos diferentes, com maneiras de funcionar diferente – concluiu.
02/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro: 'É preciso refundar o federalismo'
Cristovam diz ser preciso "desmordomizar a República"
É preciso recuperar o prestígio do Parlamento, diz Cristovam
Cristovam diz que é preciso diferenciar coalizão de conchavo
Cristovam defende PEC da felicidade e diz que "é preciso humanizar a Constituição"
Cristovam recebe organizadores do concurso de redação Ler é Preciso