José Nery ressalta importância da obra de Niemeyer na arquitetura mundial e brasileira
Nesta quinta-feira (20), durante sessão especial do Congresso Nacional em homenagem ao centenário de vida do arquiteto Oscar Niemeyer, completado no último dia 15, o senador José Nery (PSOL-PA) disse que o arquiteto é "o maior nome da arquitetura deste país". Destacou que, na ocasião em que se comemoram os cem anos de Niemeyer, "a importância da obra do homenageado para a arquitetura brasileira e mundial foi reafirmada pela mídia e por eventos acadêmicos".
- Niemeyer é um arquiteto genial, um orgulho para os brasileiros - disse.
Entre as obras de Oscar Niemeyer, José Nery destacou o Campo do Ibirapuera, em São Paulo; as inúmeras obras de Brasília; o Sambódromo, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina, em São Paulo, e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, entre "centenas de grandes obras".
Por ter sempre lutado pelo "mundo fraterno e igualitário do socialismo", disse o senador, Niemeyer foi perseguido durante a ditadura militar, desligou-se da Universidade de Brasília (UnB) e precisou morar em Paris.
O senador considera que a vocação para política, que Niemeyer sempre demonstrou, merece grande destaque. José Nery lembrou que o arquiteto ingressou no Partido Comunista Brasileiro em 1945 e esteve ao lado de grande combatentes na luta por justiça social, como Luís Carlos Prestes. Para o senador, realçar essa trajetória é reverenciar sua militância e seu compromisso com a transformação social no Brasil.
- Oscar Niemeyer merece os mais efusivos aplausos deste Senado pela contribuição, de valor histórico e cultural inestimáveis, que dá sentido e afirmação à Nação brasileira - disse José Nery.
20/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Niemeyer é indicado para Patrono da Arquitetura Brasileira
José Nery: Niemeyer é um arquiteto genial
Angela Portela ressalta importância de obra do PAC 2
TÁVOLA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA OBRA DE CRUZ E SOUSA
Luiz Otávio ressalta importância da formação de mão-de-obra qualificada
José Nery cobra aprovação de PEC que expropria terras onde for constatada mão-de-obra escrava