Simon: Niemeyer foi a encarnação de Deus na arquitetura



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou, nesta quinta-feira (6), que o arquiteto Oscar Niemeyer foi a encarnação de Deus na arquitetura do universo. Para ele, as obras do arquiteto não são apenas belezas plásticas, mas símbolos da paz e da solidariedade.

VEJA MAIS

- Nelas estão representadas a igreja, a academia, as artes, a política e a literatura. Elas representam todos os povos, nos memoriais ou nas sedes das mais importantes organizações internacionais - disse.

Simon destacou que o nome de Niemeyer é pronunciado e reverenciado em todas as línguas e sotaques. Ele afirmou que o arquiteto foi um homem a frente do seu tempo e que suas obras sempre permanecerão atuais.

- A sua arte permanecerá moderna, atual, não importa o tempo. Ela se incluirá entre as mais belas obras de grandes mestres da humanidade. Uma arte singular que o identificará nos tempos que hão onde vir - disse.

Pedro Simon ressaltou que, para Oscar Niemeyer, a arquitetura só tinha valor quando podia ser usufruída por todos. O senador afirmou que todos os enigmas que possam estar embutidos nas obras de Niemeyer trazem em si três referências principais: a soberania, a democracia e a cidadania.

- Deus fez a natureza a partir do seu projeto de criação. Niemeyer se inspirou nesta mesma natureza para resgatar o projeto de Deus, tamanha a beleza, tamanha a harmonia, tamanha a criatividade - ressaltou Simon.



06/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão: Niemeyer é o esteta da arquitetura

Niemeyer é indicado para Patrono da Arquitetura Brasileira

Na arquitetura de Niemeyer se vê a alma do Brasil, afirma Sarney

Cristovam: educação foi chave na transformação de Niemeyer em gênio da arquitetura

José Nery ressalta importância da obra de Niemeyer na arquitetura mundial e brasileira

Simon, sobre a lei da Ficha Limpa: "Queira Deus que o Supremo acerte"