Cristovam: Guerra no Rio está escondendo outras guerras que o país enfrenta



"A guerra no Rio é uma metáfora cavilosa". Esse artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado na edição desta quarta-feira (21) de O Globo, motivou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a declarar, da tribuna do Plenário, que o Brasil está usando a guerra que supostamente ocorre no Rio de Janeiro como uma desculpa para não mostrar outras guerras que o país enfrenta.

Segundo o senador, o Brasil está em guerra contra suas crianças na medida em que as deixa abandonadas nas ruas ou matriculadas em escolas de má qualidade. Da mesma forma, o país vive em guerra com os doentes que precisam da saúde pública e terminam morrendo em filas de espera ou são submetidos a péssimo atendimento.

Cristovam acrescentou que o Brasil também está em guerra com o meio ambiente, já que esquece a destruição dos rios provocada por indústrias, como por exemplo, as instaladas em São Paulo. Da mesma forma o país elegeu como inimigos os aposentados, que sofrem para receber seus direitos e sequer conseguem do governo o reajuste dos seus benefícios de forma correta.

A cultura é outra vítima das muitas guerras invisíveis que o Brasil trava, acrescentou Cristovam Buarque. Ele lembrou que esta semana parte do acervo da obra do artista plástico Hélio Oiticica foi consumido pelo fogo em virtude de o poder público não oferecer ajuda à família para manter as obras em local adequado.

- Essas guerras todas podem ser resumidas em uma só: nós estamos em guerra contra o futuro do Brasil. De tanto ver assassinatos no Rio de Janeiro e em outras grandes cidades, de tanto ver o escândalo feito - corretamente - com a derrubada de um helicóptero, deixamos de ver o escândalo da desigualdade social, da má educação, da exclusão social e da depredação ambiental - afirmou Cristovam Buarque.



21/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam vê clima de guerra civil no país

Preocupado com Bolívia, Cristovam quer evitar reconhecimento de países nascidos de guerras separatistas

Guerra e Paz, de Cândido Portinari, está exposta pela primeira vez no país

Monumento aos Mortos da 2ª Guerra está entre os novos patrimônios culturais do País

Cristovam diz que Brasil enfrenta retrocesso em diversos setores

Cristovam: Brasil precisa acordar para resolver as crises que enfrenta