Cristovam: 'Joaquim Nabuco foi um estadista, um político com uma causa'



Autor do requerimento para realização da sessão em homenagem ao político e historiador Joaquim Nabuco, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou em Plenário que Nabuco foi um estadista, que lutou por uma causa - a abolição da escravatura. A causa abolicionista que defendeu, disse Cristovam, simbolizava o princípio de uma série de mudanças que dela decorreriam para beneficiar essas gerações.

- Foi um político de causa de grandeza, com "P" maiúsculo, mas sabia fazer os trâmites necessários para que o projeto fluísse, graças às suas articulações, e à lei que mais revolucionou o país até hoje - elogiou.

Cristovam enfatizou o caráter político de Joaquim Nabuco, que não mudava "ao sabor do vento" e se manteve sempre firme em defesa da abolição, independente da mudança do regime. O senador observou que Nabuco usou toda sua habilidade como articulador político para que a proposta da abolição - mesmo apresentada pelo Partido Conservador, e não pelo Partido Liberal, que era o seu - avançasse e fosse finalmente aprovada.

- Convencer um povo que vivia há muitos séculos na escravidão de que era possível viver sem escravidão, de que sem escravos funcionaria muito melhor, como seria mais fácil viver sem escravidão, esse foi seu maior mérito. Imagina como isso é difícil. Teve de convencer até mesmo os escravos - observou.

Outros aspectos da personalidade de Joaquim Nabuco que Cristovam julga importantes são seu "profundo sentimento humanista" e a "absoluta clareza" com que expressava seus pensamentos na língua portuguesa, o que pode ser verificado na leitura de suas obras, conforme afirmou o parlamentar. Tudo isso associado a uma visão "cosmopolita nacionalista" em que, segundo Cristovam, por sua cultura vasta, domínio de diversos idiomas, entre outras virtudes, foi capaz de pensar o Brasil para as futuras gerações.



12/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores reconhecem legado político de Joaquim Nabuco

Perillo destaca papel de Joaquim Nabuco no cenário político internacional

Senado homenageia Joaquim Nabuco

Senadores homenageiam Joaquim Nabuco

Adiada homenagem a Joaquim Nabuco

SENADO HOMENAGEIA JOAQUIM NABUCO