Senadores reconhecem legado político de Joaquim Nabuco
Vários parlamentares lembraram o legado político do escritor, diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco, durante homenagem na tarde desta quarta-feira (12), solicitada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Lei 11.946/09 institui 2010 como o Ano Nacional Joaquim Nabuco, para celebrar o centenário de sua morte, ocorrida em 17 de janeiro de 1910, em Washington (EUA).
Os senadores relacionaram a luta de Joaquim Nabuco pela abolição, no século 19, com os problemas enfrentados pelo Brasil ainda hoje. Eles apontaram a estatura política do intelectual, classificado como um verdadeiro estadista. Nascido no Recife (PE) em 19 de agosto de 1849, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi também historiador, jurista e jornalista, além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Assumiu o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entre 1905 e 1910. Destacou-se por sua luta contra a escravidão, sendo fundador da Sociedade Antiescravidão Brasileira.
Também destacou-se por críticas à Igreja Católica, que, em sua visão, não teria defendido a emancipação dos escravos no Brasil. Nabuco lutou pela liberdade religiosa, defendendo a separação entre Estado e Igreja.
Casado com Evelina Torres Soares Ribeiro, Joaquim Nabuco teve cinco filhos: Maurício, diplomata e também embaixador do Brasil nos Estados Unidos; Joaquim, sacerdote da Igreja Católica; Carolina, escritora; Mariana; e José Tomas. Entre suas obras, destacam-se: O Abolicionismo (1883); Campanha abolicionista no Recife (1885); O erro do imperador (1886); Escravos (1886); O dever dos monarquistas (1895); e Um estadista do Império (1897-1899), este a biografia de seu pai, o senador do Império Nabuco de Araújo.
Da Redação / Agência Senado12/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam: 'Joaquim Nabuco foi um estadista, um político com uma causa'
Perillo destaca papel de Joaquim Nabuco no cenário político internacional
Senadores homenageiam Joaquim Nabuco
Senado homenageia Joaquim Nabuco
Adiada homenagem a Joaquim Nabuco
SENADO HOMENAGEIA JOAQUIM NABUCO