Cristovam pede a Dilma que não faça somente um 'governo de continuidade'
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aconselhou nesta terça-feira (30) a presidente da República, Dilma Rousseff, a evitar que sua gestão seja meramente um "governo de continuidade". Segundo Cristovam, apesar de sua compreensível gratidão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma deveria apresentar "rasgos de diferença" e "coisas inspiradoras novas" à frente do país.
- Um governo de continuidade já começa com oito anos, já começa envelhecido - alertou.
Cristovam criticou a atuação do ex-presidente Lula e de José Dirceu. O parlamentar se disse preocupado com episódios revelados recentemente, como o encontro entre Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, e as reuniões mantidas pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu com autoridades do governo Dilma.
- Ao tomarem uma dimensão tão grande como a que têm, em comparação, pode-se diminuir a imagem da presidenta Dilma. E isso fica ainda mais perigoso pelo fato de a presidenta, desde o seu primeiro dia, passar a imagem de que este é um governo de simples continuidade - alertou Cristovam, repetindo preocupação manifestada pouco antes pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).
Para Cristovam, a presença dessa "sombra" pode prejudicar Dilma tanto quanto acusações irresponsáveis da oposição, as quais também criticou. Ele observou que a atuação paralela de figuras do governo anterior pode comprometer a credibilidade e o respeito da sociedade em relação à presidente.
- A democracia não é feita apenas para renovar o nome de quem assina os atos que vão para o Diário Oficial. A democracia é feita também para renovar o conteúdo daquilo que vai para o Diário Oficial. E isso não temos visto ou temos visto muito pouco. E aí temos um governo que começa envelhecido. Isso é ruim para o Brasil, isso é ruim para a sua imagem - afirmou.
30/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alagoano espera que Dilma dê continuidade ao governo Lula
Ao lembrar mudanças feitas por Getúlio, Cristovam pede que Brasil faça novas mudanças de rumo
Hartung pede que governo não faça cortes de quem não economizar
Alvaro Dias pede que TCU faça auditagem dos convênios entre o governo e a Anara
Eduardo Azeredo pede continuidade dos investimentos em "governo eletrônico"
Governo pede apoio dos pontos de cultura para dar continuidade ao programa