Ao lembrar mudanças feitas por Getúlio, Cristovam pede que Brasil faça novas mudanças de rumo



No momento em que o país relembra os 55 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, o Brasil precisa fazer uma nova mudança de rumos. Essa foi a idéia defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesta segunda-feira (24), ao discursar enaltecendo a memória de Getúlio.

O senador disse que Getúlio colocou o país no rumo da industrialização, da urbanização e da modernização, mas lamentou que, passados 55 anos desde o fim de seu governo, a modelo civilizatório do Brasil permaneça o mesmo, sem que tenham havido, em sua opinião, mudanças significativas.

- Um país que deu um salto na infraestrutura, mas uma infraestrutura do mesmo padrão, só que maior. O país continua com a concentração de renda, que teve mudanças cosméticas. Ele não regrediu, mas o que avançou não permite dizer que houve um salto estrutural, que houve um caráter novo na distribuição da renda - disse.

Para Cristovam, o Brasil precisa que sua economia não se baseie mais na indústria mecânica, mas na "indústria do conhecimento" - isto é, na pesquisa científica e na produção tecnológica - e que a distribuição de renda seja uma característica dessa economia e não um programa de governo. Além disso, o senador falou da necessidade de promover uma urbanização "limpa, eficiente e pacífica" e de que o cuidado com o meio-ambiente seja uma prática incorporada pelas indústrias. Além disso, ele disse que é necessário reequilibrar os três poderes, de modo que o Legislativo - em sua opinião, hoje enfraquecido - se equipare ao Executivo e ao Judiciário.

Tais mudanças, no entanto, na opinião de Cristovam, devem ser feitas dentro das regras democráticas e não por meio de revoluções e ditaduras como ocorreu no caso de Getúlio Vargas entre os anos 30 e 40.



24/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino diz que Getúlio, JK e Lula promoveram "mudanças estruturais" no Brasil

Cristovam pede mudanças mais profundas na economia e alerta para risco de crise

Senadores criticam mudanças feitas na PEC da reforma tributária

CCJ examinará mudanças feitas pela Câmara na minirreforma eleitoral

Mercadante defende mudanças feitas pelo governo na Cofins

Principais mudanças feitas pelo Congresso no Orçamento de 2006