Alvaro Dias pede que TCU faça auditagem dos convênios entre o governo e a Anara



O líder da minoria, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), apresentou à Mesa do Senado requerimento para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria nos convênios celebrados entre o governo federal e a Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária (Anara). Os recursos repassados somam mais de R$ 5,6 milhões. Para o parlamentar, a entidade, que é ligada ao Movimento de Libertação dos Sem Terra (MSLT), utilizou dinheiro da União indevidamente.

Alvaro Dias, ao discursar em Plenário na sexta-feira (9), levantou suspeitas de que dinheiro repassado à entidade - pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, por exemplo -, em vez de ser aplicado na capacitação de agricultores assentados, tenha financiado a "baderna" na Câmara dos Deputados, na terça-feira (6). Na invasão, integrantes do MSLT destruíram computadores e vidraças, quebraram um carro e deixaram um saldo de mais de 40 feridos, inclusive um em estado grave.

O senador citou dados de um relatório para apontar o que classificou de "coincidências": após uma visita de líderes do grupo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à invasão do prédio do Ministério da Fazenda, foram efetivados repasses ao MSLT de cerca de R$ 3 milhões, entre 2004 e 2005.

- É surpreendente ver como o governo se relaciona com esses movimentos que agridem a legislação. Não é dessa forma que se implementa um programa de reforma agrária eficaz e capaz de distribuir a riqueza - avaliou.

Alvaro Dias também criticou a postura do principal dirigente do MSLT, Bruno Maranhão, que integrava a Executiva Nacional do PT, é filho de um "rico usineiro" e age, na avaliação do senador, sem legitimidade para representar os sem-terra.



09/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGRIPINO PEDE QUE DEFENSORIA FAÇA CONVÊNIOS COM ESTADOS

Wellington Dias pede que governo não cancele convênios de obras em andamento

Alvaro Dias pede que ânimo entre Executivo e Judiciário seja arrefecido

Alvaro Dias rejeita convite da presidente Dilma Rousseff para conversa entre governo e oposição

Alvaro Dias pede que governo pague o que deve a aposentados da Aerus

ÁLVARO DIAS PEDE MAIS SENSIBILIDADE DO GOVERNO COM A CONSTRUÇÃO CIVIL