Cristovam pede reflexão sobre consumo de energia




Lembrando os 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu nesta quinta-feira (28) uma mudança de mentalidade em relação à questão da energia. Ele propôs uma reflexão que fosse além da discussão sobre fontes alternativas - como a nuclear, a eólica e a solar - e incluísse também a redução do consumo.

Cristovam lembrou que a energia nuclear parece limpa e ideal, mas ressaltou que o acidente de Chernobyl e o mais recente no Japão mostraram que há grandes riscos. Ele se referiu aos danos "invisíveis" provocados pela radioatividade à população e à terra. O senador disse que todos os pilotos de helicóptero e todos os bombeiros que participaram das operações iniciais de combate à fuga de radiação em Chernobyl morreram em poucas semanas.

- Pequenos gestos permitem a gente ter energia sobrando. Vou dar o exemplo daqui, de onde nós estamos. Outra arquitetura permitiria a gente ter o mesmo conforto com menos energia. O fato de termos um Congresso como se fosse uma caverna, onde toda luz depende da energia produzida pelo homem, não pelo sol, onde precisamos do oxigênio que vem pelo ar-condicionado, porque aqui dentro não tem oxigênio suficiente para todos respirarmos... Outra arquitetura já permitiria reduzir o consumo de energia - disse Cristovam.

Quanto à energia nuclear, o melhor caminho, segundo o senador, seria implantar uma moratória de 30 anos no uso dessa fonte, até que a engenharia seja capaz de garantir mais segurança às usinas. Enquanto isso, sugeriu, o país poderia investir mais em energia eólica e solar.



28/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO PEDE REFLEXÃO SOBRE A REFORMA DO JUDICIÁRIO

SUPLICY PEDE REFLEXÃO SOBRE MUDANÇA DE RECESSO

Atendimento tira dúvidas sobre consumo de energia

Adelmir Santana pede reflexão sobre a fome no mundo

Ciro Nogueira pede reflexão sobre questões ambientais

Lídice da Mata pede reflexão sobre discriminação racial