Cristovam propõe debate como prévia para eleição presidencial em 2010



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs, nesta segunda-feira (24), que se realize um grande debate prévio à eleição presidencial de 2010, como forma de se chegar a candidatos que façam avançar o processo socioeconômico brasileiro. Embora reconhecendo que o governo Luiz Inácio Lula da Silva trouxe melhorias para a população mais pobre, recomendou que a experiência não se repita.

- Precisamos dar passos à frente - disse Cristovam, que foi ministro da Educação de Lula durante parte do primeiro mandato do presidente petista (2003-2006).

O senador voltou a defender a derrubada do "muro que mantém o país no atraso". Esse muro seria o enorme déficit educacional, responsável por manter um contingente de milhões de brasileiros sem acesso ao mínimo necessário para a cidadania.

Cristovam lembrou que a idéia de um debate prévio foi lançada recentemente pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Para Cristovam, é importante que esse debate se faça fora das "burocracias partidárias", a fim de que fique livre dos mesmos condicionamentos que têm feito o Brasil progredir lentamente, mesmo em períodos de crescimento econômico.

- Se crescer economicamente significasse sair do atraso, teríamos saído do atraso durante o regime militar - argumentou o senador.



24/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon propõe congresso para que PMDB discuta sucessão presidencial em 2010

Cristovam propõe eleição de personalidades para elaboração de reforma estrutural no país

Saturnino quer debate sobre concentração de renda no segundo turno da eleição presidencial

Jader comenta prévias para eleição presidencial

Debate sobre pré-sal deve beneficiar educação em 2010, aposta Cristovam

Fogaça defende critérios para voto na eleição presidencial