Pedro Simon propõe congresso para que PMDB discuta sucessão presidencial em 2010
Ao lamentar críticas veiculadas na imprensa sobre postura assumida por seu partido de conceder apoio tanto ao PSDB, no governo de Fernando Henrique Cardoso, quanto ao PT, de Lula, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (30), a realização de um congresso em que o partido discuta democraticamente a estratégia para as eleições presidenciais de 2010.
Tendo em vista o bom desempenho do PMDB nas eleições municipais deste ano, quando o partido foi o que mais elegeu prefeitos e vereadores em todo o país, Simon considerou o momento propício para que o PMDB reflita sobre a possibilidade de participar das eleições com nome próprio, desde que se garanta que tal candidatura não tenha apenas o objetivo de melhorar as condições de negociações de cargos.
- Não estou lançando candidato à Presidência da República do PMDB, até por que tenho que pensar dez vezes. Das outras vezes, lancei candidato, porque o PMDB tinha que ter candidatura própria, e fiz o papel de bobo. Usaram-me para pegar cargo e dividir vantagem e não quero ser usado de novo - salientou o senador.
Simon lembrou que os resultados obtidos pelo PMDB nas últimas eleições levaram o partido a ser "cortejado" pelo PSDB e pelo PT. Ele propôs que o partido, reúna-se, elabore um projeto e discuta, oportunamente, quem vai ser o seu candidato em 2010.
- Acho que o PMDB podia fazer uma grande reunião. Nós podíamos convocar as lideranças e fazer aqueles velhos congressos que o MDB fazia. Vamos sentar, vamos nos reunir e vamos debater. Vamos falar de temas, de idéias, dessa crise toda; vamos dar outro sentido para o nosso partido. Vamos mostrar que nós somos um grande partido e vamos ser justos com esse eleitorado fantástico de não sei quantos milhões que nos escolheu, de novo, o grande partido - disse.
30/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedro Simon propõe medidas para aprimorar atividade política e o próprio Congresso
Cristovam propõe debate como prévia para eleição presidencial em 2010
Sibá agradece pela vitória de Lula e propõe que Congresso discuta agenda
Pedro Simon quer PMDB mobilizado para prévias dia 17
Sarney diz que ainda é cedo para discutir sucessão presidencial
Lobão pede que campanha presidencial discuta proteção à Amazônia