Cristovam, Raupp e Serys participam da mobilização



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos parlamentares que propuseram a vigília pela preservação da Amazônia, também pediu, nesta terça-feira (13), durante o evento, investimentos pesados em ciência e tecnologia.

- O Brasil se transformou em um imenso crematório. A cada minuto queimamos seis estádios de futebol de florestas e jogamos fora da escola 60 cérebros de crianças - lamentou o parlamentar.

Cristovam lembrou que a economia se baseia no conhecimento e que nisto está a dinâmica que assegura que a geração será melhor do que a anterior. Mas o país, observou, está negligenciando tanto o meio ambiente quanto a educação.

Já o senador Valdir Raupp (PMDB-RR) sugeriu a criação do Ministério da Amazônia. Para ele, a região, que detém 60% do território nacional, com incontáveis recursos naturais, precisa ter mais atenção do governo. O senador também defendeu o projeto 342/08, que ele apresentou e se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).A proposta, disse, é uma espécie de "moratória para cessar o desmatamento".

- Com o desmatamento zero, acredito, em dez anos se criaria uma consciência ambiental na população, possibilitando o crescimento sustentável - afirmou, pedindo que as pessoas não sejam "condenadas pelo passado", quando agiram equivocadamente em relação à floresta.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), por sua vez, elogiou a iniciativa da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) de fazer a vigília pela Amazônia e defendeu mais investimentos em energia alternativa para combater o aquecimento global. Para ela, o Brasil é dos países que têm mais a perder com as mudanças climáticas.

- A Amazônia não tem preço - afirmou, pedindo a união de todos os níveis da administração pública para "garantir a floresta em pé".



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys registra mobilização de trabalhadores rurais

Serys pede maior mobilização para evitar violência contra a mulher

Valdir Raupp pede mobilização das Forças Armadas para combater narcotráfico nas fronteiras

Cristovam pede mobilização de jovens em prol da ética no Senado

Liga convoca mobilização no Carnaval

Camata pede mobilização da sociedade