Camata pede mobilização da sociedade



O senador Gerson Camata (ES) disse nesta terça-feira (9) que a aprovação do Estatuto do Desarmamento pelo Senado deve ser um ponto de partida para uma ampla ação da sociedade contra o crime. Ele ressaltou a necessidade de fiscalização do desarmamento por parte de órgãos competentes e a vigilância nas áreas de fronteira, para evitar que o contrabando acabe prejudicando o esforço de eliminação das armas no país.

O senador fez um breve histórico da tramitação da matéria, que teve origem em projeto de autoria dele, Camata. Sua proposta, conforme lembrou, era mais rígida, pois proibia a fabricação e a venda de armas de fogo por qualquer pessoa ou ente, com exceção da fabricação e venda para as Forças Armadas e a polícia e para exportação.

- Na Câmara, a -bancada da bala- desfigurou o projeto, que agora, com o parecer do senador César Borges, significa um importante avanço no combate ao crime - avaliou o senador. Ele elogiou, por exemplo, a volta do plebiscito sobre as armas de fogo, marcado para outubro de 2005.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pede mobilização da sociedade no combate à corrupção

Mozarildo pede mobilização da sociedade para ajudar roraimenses

Lindbergh pede mobilização da sociedade por aprovação da MP do setor elétrico

Paim pede mobilização da sociedade para aprovar fim do fator previdenciário e 'desaposentadoria'

Eduardo Lopes pede mobilização da sociedade e ações do governo contra as drogas

Todos os setores da sociedade devem lutar contra a violência, pede Camata