Cristovam resume conclusões de debate sobre pobreza




É preciso empregar para produzir - assim o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) resumiu, nesta sexta-feira (1º), as conclusões do debate realizado na quinta-feira pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas com o tema "Pobreza: como superar?".

Segundo Cristovam, o debate chegou a outras conclusões também interessantes, entre as quais a de que não adianta lutar apenas por equilíbrio ecológico enquanto grande parte da população continua vivendo na pobreza. As duas questões - pobreza e preservação -têm que ser trabalhados, segundo ele, conjuntamente.

Os especialistas convidados para a audiência pública chegaram ainda à conclusão, conforme destacou Cristovam em seu pronunciamento, que o puro e simples crescimento econômico, sem geração de emprego, também não resolve o problema da pobreza, bem como a simples transferência de renda também não é suficiente para tal desafio, que só poderá ser conquistado com a garantia de vida digna a todos.

- O que vai tirar as pessoas da pobreza são políticas públicas que as façam sair dessa condição - ressaltou o senador.

E para ter vida digna, Cristovam disse que duas coisas são necessárias, além da alimentação: saúde e educação de qualidade.

- Tendo comida, saúde e educação de qualidade, precisamos garantir que a comida não chegue por meio de assistência social, mas sim pelo emprego - enfatizou o senador.



01/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ipea realiza debate sobre pobreza extrema em Pernambuco

Ipea promove debate sobre pobreza extrema na Paraíba

Programas de transferência de renda dominam debate sobre pobreza

ACM CONSIDERA POSITIVA PRESENÇA DE MALAN EM DEBATE SOBRE POBREZA

Conab participa nesta 3a. de debate no MDS sobre erradicação da extrema pobreza

Segue, na CCJ, debate sobre PEC que torna permanente fundo de combate à pobreza