Cristovam: só 4% dos jovens infratores são recuperados em instituição modelo de Brasília



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou, em Plenário, o baixo índice de recuperação de jovens infratores - apenas quatro em cada cem - internados em uma instituição modelo no Distrito Federal, conhecida como Granja das Oliveiras. Os outros, "ou morrem em dois anos, ou voltam ao crime". O senador disse ter ouvido "essa realidade estarrecedora" do diretor da instituição, ao visitá-la no final de semana.

- Eu perguntei ainda ao diretor quem é o herói desses adolescentes infratores e ele respondeu que é o Fernandinho Beira-Mar. Eu achei que ele estava brincando, mas infelizmente ele falava a verdade - disse.

Conforme relato do senador, o diretor informou ainda que os jovens "saem muito bem" da Granja das Oliveiras, inclusive com profissão, mas a realidade que encontram em casa e nas ruas acaba por levá-los novamente ao crime. Para começar, boa parte de seus pais está desempregada e muitos são alcoólatras. Os jovens não conseguem emprego e ainda têm de conviver com vizinhos que acabam praticando crimes para sobreviver, disse.

Cristovam Buarque lamentou ainda o caso da menina de 9 anos de Pernambuco estuprada pelo padrasto e depois submetida a aborto, e ponderou que quase todos os envolvidos no episódio são vítimas - inclusive o "bandido do estuprador". O bispo que anunciou a excomunhão dos médicos que fizeram o aborto, na opinião do senador, também "é vítima da legislação canônica que se choca com o sentimento humanista que tempos".

Para ele, o Brasil é um país de vítimas, mas "quase sempre os algozes também são vítimas, seja da pobreza, da corrupção, da violência ou da exclusão".

- Somos vítimas de um país onde a economia desaba 3,5 por cento em apenas um trimestre. Formamos um país que não foi capaz de se transformar em uma nação; um país que, desde o descobrimento, continua com sua população dividida por uma cortina. Antes, dividido entre índios, negros e brancos portugueses; agora, dividido entre pobres e ricos, moradores de favelas e de condomínios - constatou.



10/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


MEC discute medidas educativas destinadas a jovens infratores

Professores de jovens infratores ganham adicional salarial

Mais de 14 mil presos provisórios e jovens infratores votam em outubro

Arns pede voto de aplauso para trabalho com jovens infratores

Instituição adota novo modelo de gestão

(Flash) - Covas ressalta esforço da administração estadual na recuperação dos jovens infratores