Cristovam: tristeza pela derrota da seleção é sentimento positivo de patriotismo



Ao comentar em Plenário, nesta sexta-feira (2), a desclassificação da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2010, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconheceu no sentimento de tristeza que tomou conta dos torcedores uma positiva demonstração de patriotismo.

Segundo ele, a dor causada pela derrota do time brasileiro tem um lado bom de provocar a união da população em torno de uma causa única, tornando os brasileiros todos irmanados.

Cristovam lamentou, no entanto que tal mobilização nacional não ocorra diante de outros acontecimentos, no mínimo, tão graves quanto a perda de um campeonato de futebol, como é o caso da calamidade da pobreza no país ou da precariedade dos sistemas de educação ou saúde.

- Eu gostaria de ver a ânsia por conta da tristeza que nós deveríamos ter de que nossas crianças não têm a mesma chance, não têm a mesma oportunidade. Algumas nascem com todas as chances na vida; outras nascem sem quase nenhuma chance na vida. Isso deveria provocar uma tristeza tão profunda quanto a tristeza de perder a Copa do Mundo, mas não provoca - disse.



02/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasileiros precisam dar demonstração de patriotismo pelo país como fazem pela seleção, diz Iris de Araújo

Paulo Octávio diz que morte de Brizola trouxe sentimento de perda e tristeza

Patriotismo exige educação de qualidade, diz Cristovam

Cristovam expressa solidariedade e tristeza às mães de Luziânia

Seleção feminina de handebol derrota o Chile

Sarney lamenta derrota da seleção e se solidariza com os jogadores