Critério de votação de destaques será definido nesta quinta-feira, diz Delcídio
A secretaria da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos Correios começou a receber já nesta quarta-feira (29) os requerimentos de destaques para mudanças, acréscimos ou retiradas de pontos do relatório final apresentado pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-SP). Quase ao fim da sessão de leitura do relatório, por volta das 21h, o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), informou que nesta quinta-feira (30) serão decididos os critérios de apreciação dos destaques.
Preocupações em torno do trabalho de exame dos destaques foram externadas por parlamentares como a deputada Denise Frossard (PPS-RJ). O deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS) alertou para a possibilidade de surgirem pressões visando à retirada de nomes, um fato comum em CPIs.
- Temos que nos manter firmes, quase contrário o relatório ira se esvair - disse Pompeu.
Outros parlamentares manifestaram-se a respeito do relatório, e teceram elogios ao relator e ao presidente da CPI, mas uma boa parte teve frustrado o desejo de falar com o encerramento da sessão pelo deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), ocupante da presidência dos trabalhos nos últimos momentos, atendendo a questão de ordem do deputado Jorge Bittar (PT-RJ). Este último alegou que o relatório deveria ser discutido em reunião específica.
Ao encerrar a leitura do seu relatório, Serraglio fez algumas considerações pessoais em defesa da democracia, da ética e do bom uso dos recursos públicos, e advertiu sobre o risco de se estar criando no país uma cultura da corrupção. Serraglio defendeu os direitos constitucionais de todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, e disse que ao investigar o PT, a CPI deu um contribuição ao partido no sentido de manter nele somente as pessoas sérias, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O relator também destacou o papel isento exercido por Delcídio, que é do PT.
- Esta foi uma CPI incomum e que está dando ao Brasil a possibilidade de conhecer a realidade política para transformá-la - afirmou o relator.
29/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Votação de destaques ao orçamento será retomada nesta quinta-feira
Votação do relatório final será nesta quinta-feira
Votação da reforma eleitoral será retomada nesta quinta-feira
Votação da reforma eleitoral será retomada nesta quinta-feira
Renan: critério para apreciação de vetos será definido de forma coletiva
Senado vota nesta quinta-feira destaques da reforma do Judiciário