Crivella: 72% dos que concluem ensino técnico estão empregados



Ao destacar a importância das escolas técnicas federais, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) mencionou recente pesquisa do Ministério da Educação, segundo a qual 72% dos alunos que cursaram o nível médio nessas instituições entre 2003 e 2007 estão hoje empregados - sendo que 65% trabalham em sua área de formação.

- Eu estudei em escola técnica; fiz o ensino médio na Escola Nacional de Ciências e Estatísticas do IBGE, fechada, infelizmente, no governo anterior [de Fernando Henrique Cardoso] - lembrou ele, ao discursar nesta quarta-feira (13).

Crivella informou ainda que a pesquisa do Ministério da Educação (MEC) foi realizada com 2.657 ex-alunos de 130 escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Salários

O senador também ressaltou que, segundo o levantamento, 59% dos ex-alunos com emprego acreditam que seu salário está na "média do mercado". Para ele, um dos benefícios da inserção no mercado de trabalho é a redução da violência, pois o emprego propiciado pelas escolas técnicas se apresenta como alternativa ao tráfico de drogas.

- No Rio de Janeiro, vejo muitos meninos morrendo com balas perdidas ou atuando no tráfico. A educação é uma saída para a criminalidade - argumentou.

Por meio de apartes, os senadores João Pedro (PT-AM), Tião Viana (PT-AC) e Cristovam Buarque (PDT-DF) apoiaram o discurso de Crivella e reiteraram a importância das escolas técnicas.



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comerciários, ensino técnico e liberdade sindical estão entre preocupações de Paim

Ensino técnico de SP firma parceria para melhorar ensino de inglês

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Mão Santa lamenta queda no número de alunos que concluem ensino básico no Brasil

Trabalhadores estão dispostos a sacrificar 2,9 mil empregos para salvar Varig, afirma representante de empregados

Ensino técnico será reforçado com R$ 24 bi