Comerciários, ensino técnico e liberdade sindical estão entre preocupações de Paim
A regulamentação da profissão de comerciário terá atenção especial do presidente da Subcomissão em Defesa do Emprego e da Previdência Social, senador Paulo Paim (PT-RS). Ao apresentar o plano de trabalho para o biênio 2011/2012, o parlamentar também sugeriu a realização de audiências públicas sobre a ampliação do ensino técnico e a liberdade sindical, entre outros temas.
- A profissão de comerciário é a mais antiga do mundo e ainda não está regulamentada no Brasil - disse.
Paim citou diversos projetos que tramitam na casa regulamentando esta e outras profissões, como proposta que trata da profissão de metroviário e outra que fixa jornada de trabalho para psicólogos.
O parlamentar também se disse preocupado com evidências de desrespeito à atuação sindical.
- Na questão da liberdade sindical, houve um retrocesso no Brasil. Nos últimos anos, infelizmente, inúmeros dirigentes sindicais foram demitidos - lamentou o senador.
O parlamentar destacou a importância da preparação de mão de obra no país, para responder ao crescimento de demanda e aos novos desafios do mercado de trabalho. Ele citou a necessidade de ampliação de oportunidades no ensino técnico e lembrou proposta de sua autoria que tramita no Senado (PEC 24/2005), prevendo fonte de financiamento para o ensino profissionalizante.
Na reunião, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente da subcomissão, ressaltou a importância da atuação parlamentar em apoio às causas dos trabalhadores, em especial das mulheres, discriminadas no mercado de trabalho, conforme afirmou.
05/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crivella: 72% dos que concluem ensino técnico estão empregados
Paim comemora cem anos do ensino técnico
Mais de 10 milhões de comerciários aguardam regulamentação da profissão, diz líder sindical
Representante da Nova Central Sindical faz denúncias sobre condição de comerciários
Ensino técnico deve ser aperfeiçoado, diz Paulo Paim
Paim destaca comemorações dos cem anos do ensino técnico no Brasil