Crivella diz que foi vítima de ataques de 'O Globo' e fala em CPI para pesquisa do Datafolha
Em seu primeiro discurso depois das eleições, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que foi candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, fez pesadas críticas ao jornal O Globo, sustentando que a publicação lhe fez "ataque brutal e vil", manipulando "de forma escandalosa" a opinião pública contra sua candidatura.
Crivella disse que o jornal publicou, ao longo dos três meses de campanha, notícias que procuravam atingir sua imagem, deturpar suas palavras, desconstruir a aliança partidária em torno do PRB e "conduzir a opinião pública para uma posição de rejeição automática" às suas propostas.
Para exemplificar, citou que o jornal noticiou que três candidatos a vereador por sua coligação - Claudinho da Merindiba, Claudinho da Academia e Deco - seriam ligados a criminosos e teriam extensa ficha criminal.Segundo o senador, "era tudo falso" e o jornal foi condenado pela Justiça Eleitoral a publicar desmentidos, mas não teria cumprido a determinação.
Marcelo Crivella acusou ainda o instituto Datafolha de ter publicado, às vésperas da eleição, uma pesquisa cujo resultado destoava dos outros institutos e colocava seus dois adversários em empate técnico (Eduardo Paes e Fernando Gabeira). Observou que "a falsa pesquisa" foi publicada "de modo inédito, com estrondoso alarde, na capa dos jornais, nos noticiários das rádios e nos programas de maior audiência da TV, todos do sistema Globo".
- Esse caso do Datafolha ultrapassa os limites do bom senso e da lisura e precisa ser investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional - afirmou.
O senador pediu ao Tribunal Regional Eleitoral que tome providências, pois "nada é mais desalentador que o silêncio dos homens diante dessa odiosa e desavergonhada campanha de injúrias, infâmias, calúnias e insultos promovida pelo jornal" contra sua candidatura.
05/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana comenta pesquisa Datafolha e diz que "ninguém se alimenta de ataques a adversários"
Crivella contesta reportagem da TV Globo
Garibaldi reage à pesquisa do Datafolha e diz que Senado deve retomar agenda positiva
Crivella contesta jornal "O Globo" sobre origem do Morro da Providência
Crivella elogia reportagem de 'O Globo' sobre elevação do nível do mar no Rio de Janeiro
Crivella contesta jornal "O Globo" sobre origem da favela do Morro da Providência