Tião Viana comenta pesquisa Datafolha e diz que "ninguém se alimenta de ataques a adversários"
O senador Tião Viana (PT-AC) comentou em Plenário o resultado da pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Datafolha nesta terça-feira (10) pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o levantamento, o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, ampliou de sete para 11 pontos a vantagem sobre o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, neste segundo turno da disputa.
Segundo o Datafolha, Lula oscilou de 50% para 51% desde a última pesquisa, enquanto Alckmin caiu de 43% para 40%. Considerando os votos válidos, Lula oscilou de 54% para 56% e Alckmin, de 46% para 44% (ambos dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos). Assim, levando-se em conta os votos válidos, a diferença entre Lula e Alckmin é de 12 pontos (subiu quatro pontos desde o levantamento anterior, realizado em 6 de outubro).
Essa foi a primeira pesquisa eleitoral realizada depois do debate entre os candidatos promovido pela TV Bandeirantes no último domingo (8). Ela revelou que, para 43% dos que assistiram ao debate, Alckmin se saiu melhor, mas, para 41%, o vencedor foi Lula. No entanto, Alckmin perdeu mais pontos nos segmentos da população que deram mais audiência e repercussão ao evento.
- Ninguém se alimenta de ataques a adversários, por mais que o confronto de idéias faça parte do cotidiano da política. Tenho absoluto convencimento de que o presidente Lula responde à altura aos desafios que o Brasil enfrenta hoje e aos que tem pela frente - afirmou Tião Viana.
O senador disse esperar que "assuntos de interesse nacional sejam colocados na mesa no próximo debate, para que, de fato, se verifique o conteúdo de cada candidato e seu compromisso com os erros cometidos nos anos de gestão, tanto pelo PT quanto pelo PSDB", e que, dessa forma, se assuma a meta de "acelerar os acertos perante a sociedade brasileira".
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), um dos coordenadores da campanha de Alckmin, respondeu dizendo que o resultado da pesquisa não o preocupa, já que ela "reflete o momento", e que é natural que o presidente-candidato tenha a mídia a seu favor.
Cartões corporativos
Respondendo a pronunciamento anterior do senador José Jorge (PFL-PE), que criticou o suposto uso abusivo dos cartões corporativos pelo governo Lula, Tião Viana informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já realizou duas auditorias nos gastos dos cartões da Presidência da República, nos quais não foram detectadas irregularidades.11/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crivella diz que foi vítima de ataques de 'O Globo' e fala em CPI para pesquisa do Datafolha
TIÃO VIANA DIZ QUE ADVERSÁRIOS DO GOVERNADOR USAM MÉTODO FASCISTA
Tião Viana determina suspensão de obra no Senado e critica ataques de ONG à Casa
Mozarildo comenta entrevista de Tião Viana à 'Veja'
Mozarildo comenta entrevista de Tião Viana à 'Veja'
Tião Viana comenta balanço mundial e lembra dia de luta contra a Aids