Crivella quer impor exigências à publicação de matérias sobre medicamentos e terapias



Matérias jornalísticas a respeito de medicamentos e terapias inovadoras deverão respeitar determinadas exigências, como a publicação de alertas sobre a falta de comprovação científica da eficácia do remédio, por exemplo. É o que determina o PLS 740/2011, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

VEJA MAIS

Segundo diz o parlamentar na justificativa ao projeto, o texto busca instituir por lei determinações para a publicação e divulgação de matérias jornalísticas com esse tema. Assim, passa-se a exigir que as matérias sejam acompanhadas de mensagem regulamentada pela autoridade sanitária alertando para questões como a falta de comprovação científica, os riscos para a saúde associados ao uso e outras que o órgão de imprensa julgar importantes para conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos e terapias.

A publicação, seja de matérias de cunho jornalístico ou de difusão de informação científica sobre medicamentos e terapias, também deverá ser acompanhada de mensagem que informe, no mínimo, o nome, o volume e a data da publicação científica em que foram publicados os resultados dos estudos.

Para embasar a proposição, Marcelo Crivella mencionou matéria veiculada no ano passado em uma revista de circulação nacional sobre medicamento registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratamento da diabetes tipo 2, mas que, segundo a publicação, era utilizado para emagrecimento.

"Divulgações como essas, feita sem normas, têm resultado na criação de expectativas infundadas, no aumento da demanda a serviços de saúde e - o mais grave - no uso irracional de medicamentos e na criação de riscos para a saúde da população desavisada", argumenta o senador no projeto.

O projeto modifica a Lei 9.294/96, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, e está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.



25/01/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Licitações de medicamentos e insumos farmacêuticos poderão ter mais exigências técnicas

Problemas técnicos provocam atraso na publicação de matérias da Agência Senado

Bulas de medicamentos ganham novas regras de publicação na Anvisa

Alcântara quer impor limites à escolha e atuação dos membros do CNE

Schneider alerta: PT quer impor aumento de impostos aos riograndenses

Crivella cobra mais agilidade na apreciação de matérias pelo Senado