Crivella questiona Mesa do Senado sobre criação da Comissão de Acompanhamento da Crise



Ao discursar nesta quarta-feira (4), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apresentou questão de ordem à Mesa do Senado Federal acerca da criação, pelo presidente do Senado, José Sarney, da Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e Empregabilidade.

Crivella disse que, em dezembro de 2008, foi aprovada a criação, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a partir de requerimento de sua autoria, de uma subcomissão permanente com o mesmo objetivo da Comissão de Acompanhamento da Crise, ou seja, nas palavras do senador, "acompanhar e analisar medidas para combater a recessão e o desemprego oriundos da crise financeira mundial".

Para Crivella, a criação da Comissão de Acompanhamento da Crise, em decisão pessoal do presidente do Senado, não teria respaldo constitucional. De acordo com o Regimento Interno do Senado Federal, disse o senador, não há amparo para o modo como a comissão foi criada. Na opinião de Crivella, a criação desse colegiado deveria ter respeitado a proporcionalidade partidária e o pluralismo político.

Assim, Crivella questionou Sarney se a criação da Comissão de Acompanhamento da Crise foi feita de forma correta. Em resposta, Sarney disse que o referido colegiado é uma comissão administrativa e não legislativa, cabendo, sim, ao presidente do Senado a "prática de atos administrativos relativos à Casa". Sarney disse também que não houve qualquer interferência na CAE, que poderá manter em funcionamento a subcomissão.

Sarney prometeu ainda estudar a sugestão de Crivella de aumentar o número de membros da Comissão de Acompanhamento da Crise, para ampliar a representação dos partidos no colegiado.



04/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE e comissão de acompanhamento da crise iniciam debate sobre juros bancários

Sarney instala comissão de acompanhamento da crise

Comissão de acompanhamento da crise será instalada às 11h

Dornelles apresenta relatório da Comissão de Acompanhamento da Crise

Sarney instala comissão de acompanhamento da crise financeira

Sarney pede apoio dos senadores à comissão de acompanhamento da crise