Crivella: reforma política precisa ampliar participação das mulheres no Parlamento



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (22), o aumento da participação feminina na política brasileira.

De acordo com o parlamentar, os dispositivos legais existentes visando aumentar o número de mulheres no Parlamento não tiveram nenhuma efetividade até o momento.

- Quantas mulheres temos hoje na Câmara dos Deputados? Quarenta e cinco. Menos de 10%. Quantas mulheres temos no Senado Federal? Valorosas, virtuosas, mulheres que representam todas as virtudes, não só da beleza, da graça, mas também das resistências morais de caráter da mulher brasileira. Quantas são? Doze apenas. Dez por cento lá [ na Câmara dos Deputados], menos de quinze por cento aqui [no Senado] - disse.

Crivella solicitou ainda ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), a designação de relator para projeto de lei de sua autoria que prevê um mínimo de um terço de participação feminina nas chapas para o Senado, compostas de um titular e dois suplentes.



22/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Participação de mulheres e minorias poderá ser tema da reforma política

Ângela Portela pede medidas para ampliação da participação das mulheres no Parlamento

Crivella: para evitar crise política, base aliada precisa se manter unida

Mozarildo pede maior participação política das mulheres

Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política

Participação política das mulheres é tema de Concurso de Audiovisuais do Mercosul