Crivella: Senado vive momento doloroso e Regimento é deficiente



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que o Senado vive um momento doloroso, desde que foi apresentada pelo PSOLrepresentação contra o presidente da Casa, senador Renan Calheiros. A representação foi considerada procedente pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que aprovou projeto de resolução para decretação de perda do mandato de Renan. A afirmação de Crivella foi feita momentos antes de ser transformada em secreta a sessão plenária destinada a votar o projeto.

- Vivemos momentos e fases terríveis - disse Crivella, observando que todo esse processo é agravado por uma deficiência do Regimento Interno do Senado, que determina que sessão para decisão sobre perda de mandato seja secreta.

Essa condição teria gerado conflito com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski que, na madrugada desta quarta-feira (12), deferiu em parte liminar requerida por 13 deputados federais, garantindo-lhes o direito a assistir à sessão secreta.

Para Crivella, há uma fragilidade do Regimento nesse sentido, o que causou conflito com a decisão do STF. O senador questionou o presidente da sessão, senador Tião Viana, 1º vice-presidente do Senado, se caberia recurso do representante ou do representado sobre a decisão tomada na sessão, por conta da deliberação do STF.

Em resposta, Tião Viana disse que compete às partes a decisão de entrar ou não com recurso caso haja "a sensação de prejuízo".



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney diz que Senado vive momento histórico

Comissão analisa neste momento propostas de mudança do Regimento do Senado

Brasil vive bom momento da Assistência Social

Tasso diz que Brasil vive momento histórico com julgamento no STF

Comércio brasileiro vive momento de pleno emprego, segundo FGV

ARLINDO PORTO: BRASIL VIVE MOMENTO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO