Tasso diz que Brasil vive momento histórico com julgamento no STF



O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou nesta terça-feira (28), em Plenário, que o julgamento dos envolvidos no escândalo do "mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal (STF) representa um momento histórico para o Brasil. Segundo ele, embora o país viva um bom momento na economia, a sociedade encontra-se com auto-estima abalada e os poderes da República encontram-se desgastados e sem credibilidade.

- Os valores da sociedade brasileira estão profundamente desgastados. O cidadão comum não valoriza mais aquelas qualidades do cidadão, da cidadania. Nós, políticos - e políticos como instituição, Senado Federal, Câmara dos Deputados, além do Judiciário e do Executivo -, estamos enormemente desgastados pela falta de credibilidade. Acredita-se até, de maneira generalizada, que nenhum político presta, que até mesmo no Judiciário é difícil haver um julgamento realmente honesto e baseado nos mais altos valores da Justiça - disse.

Na avaliação de Tasso Jereissati, o mote do desgaste das instituições pode ser creditado à impunidade, a qual, segundo ele, leva a população a acreditar que "a construção do Brasil e a construção dos acordos políticos são feitos sempre ao redor de barganhas e de negócios escusos, que o dia-a-dia do Executivo é um sem-limites de pequenos cambalachos, pequenas trocas envolvendo sempre interesses pessoais e muito pouco o interesse público".

- Ou seja, ninguém que tenha alguma força, que tenha alguma representatividade, que tenha algum recurso financeiro é punido nesse país. Que se pode fazer quase tudo que se quiser - se não for tudo que se quiser - que não se vai ser punido neste país. Ora, se isso é verdade, a não-justiça e o não-respeito à lei devem ser estendidos para todos. E ao se estender para todos o não-respeito à Justiça, às leis, às regras e aos valores de uma sociedade civilizada, espalham-se os crimes, como os desvios no trânsito. Qualquer um faz isso, porque há a sensação de que as coisas são assim mesmo neste país, de que isto não tem jeito, de que obrasileiro é assim, de que somos assim, de que sempre foi assim e de que sempre será assim - afirmou.

Para Tasso, o julgamento do "mensalão" no STF poderá favorecer o início de uma nova fase a ser vivida pela sociedade brasileira, por prever a punição de pessoas de destaque na vida política do país.

- De repente, vem esse julgamento do Supremo Tribunal Federal. É um julgamento em que se decide se vai se colocar no banco dos réus os homens mais influentes, mais fortes do governo federal e do partido que hoje está no poder. Excetuando-se o presidente da República, todos os homens mais influentes do governo e do PT foram levados ao Supremo Tribunal Federal para ser confirmado se existem indícios suficientes para que esses homens venham a ser julgados e condenados por vários tipos de crime - avaliou.

28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney diz que Senado vive momento histórico

Paim diz que país vive ‘dia histórico’ com início do julgamento do sistema de cotas

Brasil vive bom momento da Assistência Social

ARLINDO PORTO: BRASIL VIVE MOMENTO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO

Mercadante diz que Brasil vive momento importante de sua história econômica

Brasil vive momento de extrema fragilidade, diz Arlindo Porto