Crivella vê saldo positivo na visita de Obama ao Brasil
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse nesta quarta-feira (23) que viu um "saldo muito positivo" para as relações entre Estados Unidos e Brasil com a visita do presidente Barack Obama. Ele assinalou que, superado o tempo recente em que a super potência era refratária ao multilateralismo nas relações internacionais, parece ter chegado o momento de intensificar as relações políticas, comerciais e culturais entre os dois países.
- A maturação de nosso relacionamento com os Estados Unidos exige que aquele país reveja sua política de barreiras, de modo a nos garantir a justiça do ingresso não discriminado, no mercado americano, dos produtos em que temos indiscutíveis vantagens comparativas, graças à qualidade técnica de nossa produção - salientou.
Outro ponto de interesse comum observado pelo senador é a promessa não cumprida no pós-guerra fria de reformar a arquitetura dos organismos internacionais. Crivella citou a necessidade de reformulação do Conselho de Segurança da ONU e a pretensão do Brasil de obter assento permanente no órgão, ainda que sem poder de veto.
O senador disse que, em recente visita à Índia, Obama manifestou seu apoio à conversão daquele país em membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, mas ignorou o pleito brasileiro. Ele disse que o Brasil se encontra "na plenitude de sua maturidade" para exercer papel de maior relevo na ONU e deve continuar reivindicando um lugar na futura reforma da instituição.
23/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil apresenta saldo positivo na indústria mineral
Saldo de entrada e saída de dólares no Brasil foi positivo em maio
Paim vê inspiração para o Brasil na visita de Obama
Visita de Obama é uma ótima oportunidade comercial para o Brasil, diz CNI
Visita de Obama ao Brasil é reconhecimento de status, diz porta-voz americano
Vital do Rêgo considera positiva visita de Obama ao Brasil