Cuiabá lança plano municipal para superação da extrema pobreza
O município de Cuiabá (MT) lançou nesta terça-feira (20) um plano municipal para a superação da extrema pobreza. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da cerimônia de anúncio oficial do Plano Cuiabá Sem Miséria, que tem como objetivo promover a inclusão social e a cidadania, com base na emancipação das famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica e que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
Em seu discurso, a ministra reforçou a importância da ação em conjunto do governo local com o governo federal para a superação da extrema pobreza, e comemorou os resultados do plano Brasil Sem Miséria, especificamente as matrículas registradas em apenas um ano e meio nos cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria.
“Hoje não estamos comemorando apenas o lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria, mas estamos principalmente comemorando a qualificação profissional de cada um de vocês, que participam de cursos altamente qualificado”, afirmou a ministra.
A intenção é ampliar a cobertura do Cadastro Único e aperfeiçoar as ações de busca ativa na região, identificando famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais e que vivem em situação de pobreza extrema.
Formatura
No Pronatec Brasil Sem Miséria, que integra o eixo de inclusão produtiva urbana do plano nacional para superação da extrema pobreza, Cuiabá se destaca por possuir o maior número de matrículas do estado, o que corresponde a 27,63% do total. Na região Centro Oeste, Mato Grosso registrou o maior número de matrículas do Pronatec: 22.981 no total, em 122 municípios que aderiram ao programa. Entre os matriculados 43% são jovens de 16 a 29 anos e adultos 47% de 30 a 49 anos. Os cursos mais procurados são: operador de computador, auxiliar administrativo e auxiliar de recursos humanos.
Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.
Fonte:
24/08/2013 15:39
Artigos Relacionados
Plano de superação da extrema pobreza completa um ano
Sergipe e Aracaju lançam plano de superação da extrema pobreza
Plano de Segurança Alimentar é aliado do Brasil Sem Miséria na superação da extrema pobreza
Comissão mista aprova ampliação de benefício para superação da extrema pobreza
Rio de Janeiro avança na superação da extrema pobreza
Superação da extrema pobreza é tema de seminário nacional