Cultivo de cana de açúcar na Amazônia Legal é tema de audiência da CRA



O cultivo de cana de açúcar na Amazônia será tema de debate na próxima quinta-feira (26). A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública para discutir o plantio da cana em áreas já alteradas e nos biomas Cerrado e Campos Gerais situados na Amazônia Legal. Projeto de Lei do Senado (PLS 626/2011), de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), abre essa possibilidade. A reunião da CRA começa às 8h30.

A matéria estava na pauta da reunião desta quinta-feira (19), mas sua votação foi adiada para, primeiro, realizar a audiência. O debate foi requerido pelo senador Sergio Souza (PMDB-PR), que disse ser necessário discutir o tema antes de aprovar o projeto.

Na avaliação de Flexa Ribeiro, o proposta visa “corrigir uma anomalia” legal, que impede o cultivo de cana na Amazônia Legal. Ele afirmou que a intenção não é derrubar florestas para o cultivo da cana, mas utilizar áreas de cerrado já alteradas. Ele observou que a matéria ainda será examinada em decisão terminativa pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Basa

A renegociação da dívida agrícola e a performance do Banco da Amazônia (Basa) nos últimos cinco anos no fomento ao desenvolvimento da região amazônica também serão discutidas em audiência pública, conforme requerimentos aprovados pela CRA desta quinta-feira.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que autoriza o cultivo de cana em biomas da Amazônia Legal

CMA pode aprovar expansão do cultivo da cana para a Amazônia Legal

Flexa Ribeiro quer incentivar cultivo de cana-de-açúcar em áreas de cerrado na Amazônia

Comissão de Agricultura aprova cultivo de cana em área de cerrado na Amazônia Legal

CRA examina projeto que prevê cultivo de cana em área de cerrado na Amazônia Legal

Plantio de cana de açúcar em áreas degradadas da Amazônia Legal está na pauta da CCT