Cultura: Entidades sociais recebem 80 baús repletos de livros
Foi uma parceria dos programas São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura, e Entre na Roda, da Fundação VW
No último sábado (27), entidades sociais receberam da Fundação Volkswagen, 80 baús repletos de livros de diversos gêneros literários. O evento, que aconteceu às 13h na unidade Luz do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM - Luz), foi uma entrega simbólica da doação. No encontro, estiveram presentes membros de cerca de 20 entidades beneficiadas, além da diretora de Relações Institucionais da Volkswagem, Simone Nagai, e representantes da Secretaria de Estado da Cultura.
A doação dos baús foi fruto da parceria entre os programas São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura, e Entre na Roda, da Fundação Volkswagem, que conta com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Cada uma das 80 entidades recebeu uma coleção de livros para complementar suas salas de leituras, implantadas pelo Programa São Paulo: Um Estado de Leitores. “A alegria e a boa vontade dos representantes destas entidades mostram o quanto esta parceria com a Secretaria vale a pena” , fala a diretora Simone Nagai.
A Fundação Volkswagem, por meio do programa Entre Na Roda, ministra cursos de capacitação bibliotecária para membros destas entidades atendidas pelo programa da Secretaria. As aulas acontecem desde o ano passado na CEM – Luz. “Por meio das salas de leituras, instaladas pelo Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, a Fundação cumpre sua responsabilidade social oferecendo conhecimentos e técnicas para melhor funcionamento dos espaços unidades.”, explica Nagai.
O estudante Pedro de Oliveira foi um dos representes das entidades que estiveram presentes no encontro. Com apenas 16 anos, Pedro acompanhou todo o processo de implantação da sala de leitura no Centro de Convivência da 3º idade pelo programa da Secretaria, há cerca de dois anos. “O curso de capacitação me ajudou bastante no atendimento prestado. Agora, com esse baú de livros novos, os idosos atendidos certamente comemorarão.”, conta o estudante, que é responsável pela sala de leitura do Centro localizado no bairro Ermilino Matarazzo, Capital.
“É muito importante esclarecer que qualquer dúvida, sugestão ou problema que suas entidades tenham, os funcionários e departamentos da Secretaria estarão sempre abertos para encontrar uma solução. Estamos juntos.”, finalizou o assessor Gustavo Mera, representando o secretário de Estado da Cultura, João Batista Andrade e o coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, José Luiz Goldfarb.
Vale lembrar, que também foram doados baús de livros para o Projeto Quilombos Vivos, da Unidade de Formação Cultural (UFC), na última sexta-feira (26). O projeto trabalha com as comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, levando educação e cultura aos seus integrantes.
<05/29/2006
Artigos Relacionados
Entidades de Tocantins recebem do Senado livros em braile e em áudio
Cultura: Volkswagen entrega 80 baús literários para o programa Estado de Leitores
Cultura: Fundação Volkswagen doa livros a projeto da Secretaria da Cultura
Tuma entrega livros em braile para entidades assistenciais de Ribeirão Preto
Justiça e MPF vão compartilhar cadastros de entidades sociais
Ministério da Justiça e MPF vão fiscalizar entidades sociais