Entidades de Tocantins recebem do Senado livros em braile e em áudio



Caroline Barbosa dos Reis Ricardo nasceu prematura de seis meses. Para sobreviver, foi necessário passar um período na encubadora. Seu organismo se fortaleceu, mas em compensação teve a retina queimada e descolada. Perdeu a visão. Hoje, aos 15 anos, a aluna do 1° ano do Colégio Marista em Palmas é uma das usuárias do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), instituição que recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), publicações em braile e DVDs contendo, em formato MP3, a Constituição federal e o Código Civil Brasileiro, entre outras legislações. O mesmo material foi entregue à Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

O diretor-executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), Florian Madruga, fez a entrega dos títulos no estande do Senado instalado no 6º Salão do Livro do Tocantins, que está sendo realizado em Palmas. Ele ressaltou que o Senado trata como prioridade o trabalho de facilitar aos portadores de deficiência visual o acesso à informação. Pela primeira vez, além de doar as publicações em braile, também foram entregues às entidades que prestam apoio aos portadores de deficiência visual os DVDs com legislações lidas por profissionais da Rádio Senado.

- Algumas associações e entidades ligadas aos deficientes visuais haviam solicitado ao Senado esses audiolivros. Em parceria com o programa Senado Inclusivo e com a Rádio Senado, confeccionamos esses primeiros títulos: a Constituição federal, o novo Código Civil Brasileiro, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No Salão do Livro do Tocantins o Senado também está lançando, em braile, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - afirmou Florian Madruga.

Entidades

O CAP funciona em Palmas desde fevereiro de 2001. O Centro oferece atendimento pedagógico a alunos, produz material em braile, além de fornecer cursos de orientação e mobilidade e de capacitação em braile. Segundo a gerente do CAP, Mary Marcia Oliveira, mais de 60 alunos de todo o Tocantins utilizam os serviços da entidade, além de consultar sua biblioteca de mais de 200 títulos. A professora e revisora Maria Dinalva Tavares, que é portadora de deficiência visual, elogiou a qualidade da impressão dos títulos doados pelo Senado: Constituição federal, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, Constituição do Estado do Tocantins e o Dicionário da Língua Portuguesa em Braile, que inclui cerca de 10 mil verbetes.

Por sua vez, o diretor regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Freddy Solorzano Alejandro Antunes, informou que a biblioteca da entidade, que dispõe de cerca de 100 títulos, está à disposição dos portadores de deficiência visual de todo o estado. Ele contou que um dos principais usuários é o defensor público da comarca de Ponte Alta, Antonio Nazário, que é deficiente visual. Antunes antecipou que os audiolivros também serão colocados à disposição de estudantes interessados em prestar concursos publicos ou realizar pesquisas.



22/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado entrega livros em braile e audiolivros a instituições do Tocantins

Entidades gaúchas recebem 'kit' braile do Senado

Entidades recebem, no estande do Senado, a Constituição do Rio Grande do Sul em braile

Flávio Arns defende projeto que facilita acesso a áudio e braile de livros

Tuma entrega livros em braile para entidades assistenciais de Ribeirão Preto

Deficientes visuais do RS recebem livros em braile