Justiça e MPF vão compartilhar cadastros de entidades sociais
O Ministério da Justiça (MJ) e o Ministério Público Federal (MPF) firmam nesta sexta-feira (6) parceria para compartilhar o banco de dados do Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública (CNEs). O acordo vai melhorar o acompanhamento e a fiscalização de atividades realizadas por entidades sociais do Brasil.
O banco de dados pertence ao MJ e foi criado para dar transparência às atividades das entidades sociais sem fins lucrativos. Com a parceria, espera-se agilizar e oportunizar a melhora no acompanhamento, controle e fiscalização das atividades realizadas por entidades sociais, como organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), de utilidade pública federal (UPF) e organizações estrangeiras em funcionamento no Brasil.
O CNEs é um cadastro informatizado, padronizado e disponível na internet para qualquer cidadão. Nele, encontram-se dados cadastrais e a prestação de contas de Oscips, organizações de utilidade pública federal (UPF) e estrangeiras.
Desde 2007, as entidades prestam contas anualmente ao MJ. Quem está com os dados em dia, a partir de 2008, pode obter a certidão de regularidade diretamente pelo CNEs em sua página na internet.
Fonte:
Ministério da Justiça
11/08/2010 21:01
Artigos Relacionados
Ministério da Justiça e MPF vão fiscalizar entidades sociais
Justiça prorroga prazo para prestação de contas de entidades sociais
Entidades sociais têm novo sistema de cadastro nacional
Entidades sociais têm novo prazo para renovar certificados
Cultura: Entidades sociais recebem 80 baús repletos de livros
Entidades sindicais terão direito a informações sociais do governo