Curitiba em dia com obras da Copa; São Paulo ainda preocupa



Representantes da Prefeitura de Curitiba e do governo do Estado de São Paulo apresentaram, nesta quarta-feira (11), quadros distintos em relação à preparação das duas sedes da Copa do Mundo de 2014. Enquanto a capital paranaense está em dia com seu cronograma de obras, a cidade de São Paulo tem ainda duas fontes de preocupação: os aeroportos de Guarulhos e Viracopos e o estádio conhecido como Itaquerão.

Em audiência pública na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o coordenador de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, Pedro Pereira Benvenuto, explicou que as obras do Itaquerão sequer começaram. O prazo para conclusão é de 30 meses.

Benvenuto ressaltou o fato de se tratar de um empreendimento privado resultante de acordo entre o Corinthians e a construtora Norberto Odebrecht.

- O único ponto de preocupação é o estádio em Itaquera. É uma obra privada e pelas informações que tenho a terraplanagem deve começar no dia 16. O prazo para conclusão das obras é de 30 meses.

O coordenador afirmou que os maiores problemas são os aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos. Segundo ele, embora tenha capacidade para cerca de 17 milhões de passageiros por ano, Guarulhos recebe atualmente 22 milhões.

- Se nada for feito até 2014, dificilmente nós vamos conseguir sobreviver - afirmou Benvenuto.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) perguntou se a cidade de São Paulo poderia receber 600 mil turistas estrangeiros, estimativa do governo paulista para a Copa. Benvenuto disse que, na última prova de F-1, em novembro, São Paulo recebeu 400 mil turistas. Segundo ele, a acessibilidade já está garantida, e o objetivo dos investimentos públicos é deixar um legado de obras para a população.

Deixar um legado para a população da região metropolitana de Curitiba também é o objetivo da prefeitura e do governo estadual, assegurou o secretário municipal extraordinário da Copa 2014, Luiz Carlos Carvalho. Ele informou que os governos municipal, estadual e federal se uniram para conseguir um empréstimo de R$ 500 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo Susana Lins, assessora técnica do Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano de Curitiba, os prazos estão sendo rigorosamente cumpridos e a meta é concluir todas as obras até, no máximo, o início de 2013. Ela explicou que, com as novas obras, a cidade precisa passar por um período de testes, mas estará pronta para receber a Copa das Confederações, em junho de 2013. A reforma do estádio do Atlético Paranaense está em fase final de orçamento e deverá estar concluída em dezembro de 2012.



11/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores visitam obras da Copa em Curitiba

Ministro do Esporte visita obras de Curitiba para Copa 2014

Ministério do Esporte cobra rapidez em obras para Copa em São Paulo

Lei Maria da Penha traz avanços, mas violência doméstica ainda preocupa

Evento em Curitiba reafirma presença da cidade na Copa

Pronatec Copa forma primeira turma em Curitiba