Evento em Curitiba reafirma presença da cidade na Copa



Imagine a chegada de uma das 32 seleções da Copa do Mundo a uma das sedes durante o Mundial. A gestão do desembarque no aeroporto é de responsabilidade de instituições ligadas ao governo federal. O esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos atletas é atribuição do governo estadual. E a gestão da mobilidade urbana na cidade, responsabilidade do município. Para que todas essas engrenagens da organização funcionem da maneira mais apropriada, é essencial que todas as instâncias envolvidas estejam conectadas. Ou, na palavra mais citada em todas as reuniões de planejamento operacional para a Copa, integradas. 

Nesta quarta-feira (5), o Parque Barigui, em Curitiba, foi a sede da primeira rodada de discussões na capital paranaense. O evento, que já passou por Natal e São Paulo nos últimos dias, seguirá pelas 12 sedes. Nesta sexta-feira (6) será a vez de Porto Alegre. 

O encontro reúne servidores públicos e autoridades das três instâncias de governo e do Comitê Organizador Local (COL). Na pauta, as ações e desafios que precisam ser superados para que, assim como o tema da segurança e transporte de delegações, o mesmo esquema funcione em áreas como telecomunicações, saúde, energia, acomodação e receptivo turístico, saúde e voluntariado. 

“Aqui nós verificamos todas as tarefas relacionadas com os três entes federativos. Apresentamos as pessoas para que possam se tratar pelo nome, para cada necessidade que exija a antecipação de problemas e soluções que um evento como a Copa exige”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Confiança
O governador do Paraná, Beto Richa, aproveitou a abertura do evento para fazer uma atualização das obras voltadas para a Copa no Paraná e em Curitiba. “Todas estão em execução. Boa parte com mais de 50% realizados. Estamos vigilantes para conseguir entregar em tempo hábil, o que fatalmente acontecerá", afirmou. Segundo Richa, a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança já está sendo equipada para garantir o monitoramento e a tomada de decisões rápidas durante o torneio. 

Representante da prefeitura durante o evento em Curitiba, Paulo Salamuni reforçou que Curitiba estará pronta para receber o megaevento. “Vamos fazer acontecer porque Curitiba não faltará ao Brasil, a compromissos firmados com a União”, disse. 

Fonte:
Portal da Copa



05/02/2014 16:35


Artigos Relacionados


Projeto em Curitiba irá aproveitar a Copa para difundir informações sobre a cidade

Curitiba é a primeira cidade a implantar projeto para identificar torcidas violentas nos estádios

Curitiba recebe evento sobre sistemas de informações geográficas

Senadores visitam obras da Copa em Curitiba

Pronatec Copa forma primeira turma em Curitiba

Curitiba em dia com obras da Copa; São Paulo ainda preocupa