Curso aborda preservação de documentos históricos
Iniciativa é resultado de parceria entre o Cedem e a Bunge
Nesta terça-feira, 6, o Centro de Documentação e Memória (Cedem) da UNESP e a Fundação Bunge promovem o curso Conservação e preservação de documentos textuais. O evento, que ocorre no auditório do Cedem, em São Paulo, pretende contribuir para a manutenção de documentos com valor histórico em diversas instituições.
O curso reúne 80 profissionais da área, representantes de instituições públicas e particulares do Estado de São Paulo, entre elas a Pinacoteca, o Museu de Arte Moderna, METRÔ (Cia. do Metropolitano), Centro Cultural e Centro de Documentação e Memória da GOL – Transportes Aéreos. Na ocasião serão abordadas informações técnicas sobre a conservação e a restauração de acervos bibliográficos, além de estudo de casos sobre os fatores da degradação de acervos.
O curso será coordenado por Maria Aparecida de Vries Mársico, mestre em História da Arte, especialista em conservação e restauro de papel e chefe da divisão de conservação e restauro da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Cedem e Fundação Bunge – Firmada no início deste ano, por meio do Centro de Memória Bunge, a parceria faz parte do programa Jornadas Culturais, do qual participam profissionais especializados em história, aquivística e museologia.
A iniciativa da Bunge para difundir as práticas de conservação de acervos envolve, além da UNESP, outras nove importantes entidades culturais de São Paulo. Este é o primeiro curso que o Cedem abriga desde o início da parceria.
Serviço:
Curso Conservação e preservação de documentos textuais;
Auditório do Centro de Documentação e Memória;
Dia 6 de novembro, das 9 h às 16 h;
Praça da Sé, 108, 7º andar
São Paulo - SP
Da Unesp
11/06/2007
Artigos Relacionados
Que tal doar documentos históricos ao Arquivo Público do Estado?
Que tal doar documentos históricos ao Arquivo Público do Estado?
SENADO ABRE EXPOSIÇÃO DE PEÇAS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS
Senado leva documentos históricos e livros em braille ao público da bienal
Documentos históricos atraem atenção na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre
Salão do Livro de Palmas: Documentos históricos são atração no estande do Senado