Curso sobre cultura do coco reúne multiplicadores



Fruto da parceria entre a Embrapa e o Consórcio Intermunicipal Costa dos Coqueiros (CICC), que representa 12 municípios do litoral norte, o curso sobre Cultura do Coco teve como objetivo treinar os técnicos para atenderem aos agricultores familiares e produtores de coco da região.

Um esforço integrado envolveu pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros especializados em cada aspecto da cultura do coqueiro, desde a preparação do solo até a colheita, passando por análise de solo e folhas, preparo de mudas, tratos culturais, fertilização, prevenção e combate a pragas e doenças, entre outros.

Para a organização do curso, a Embrapa teve o apoio das prefeituras integrantes do CICC e da indústria Frysk, pertencente ao grupo Aurantiaca, que fomenta a produção de coco na região e mantém em Conde uma planta industrial para beneficiamento do produto.

Com aulas teóricas num hotel e práticas em campo em propriedades de produtores parceiros, as atividades buscaram compartilhar e integrar a maior quantidade possível de conhecimentos sobre uma das culturas comercialmente mais importantes do Nordeste brasileiro, e que tem no litoral norte baiano municípios que são grandes produtores.

Uma inovação nesse tipo de ação de transferência de tecnologia foi a realização de, além de questionário de avaliação do evento, testes ao final de cada módulo do curso e uma avaliação geral final entre os participantes. Com a aplicação desses instrumentos, a Unidade da Embrapa espera ter dados mais consistentes sobre o grau de retenção de informações pelo público alvo, e quando necessário, reorientar e adaptar as ações às suas necessidades.

Debate

Na sexta-feira (22), para fechar o encontro, foi realizada uma mesa redonda para debater os gargalos da produção de coco na região e as alternativas e soluções para aumentar a produtividade. Com moderação de Fernando Cintra, participaram o pesquisador da Embrapa Humberto Rolemberg Fontes, o agricultor Claudionor Santana, representando a agricultura familiar, o produtor Reinaldo Nascimento, em nome do agronegócio, e o representante do Consórcio Intermunicipal Costa dos Coqueiros (CICC), Cláudio Teles.

Os principais pontos de consensos foram a necessidade de revitalização dos antigos coqueirais da região e a estruturação da cadeia produtiva de forma que agregue valor ao produto e que os preços praticados não sejam massacrantes para o produtor que está na base.

O encerramento contou com a presença dos prefeitos de Conde e Entre Rios, respectivamente, Marly Oliveira e Fernando Almeida, que também preside o CICC atualmente. Os gestores municipais fizeram a entrega dos certificados aos participantes.

Para a bióloga da Secretaria de Agricultura de Jandaíra, Maria Batista, o curso foi bastante proveitoso, e a fez aprender muitos conceitos e práticas sobre a cultura do coqueiro. “O próximo passo é nos reunirmos com os pequenos agricultores do município e compartilharmos o que aprendemos aqui”, afirmou.

O produtor de sementes e mudas de coqueiro híbrido do povoado Vermelho, em Conde, Antônio Barbosa, acredita na importância da ação como forma de reciclagem dos conhecimentos. “O conteúdo é de alta qualidade técnica, e a iniciativa mostra a importância da soma de esforços de todos os atores da cadeia, desde a pesquisa, com a Embrapa, a implementação de políticas, pelo poder público, e a disposição para produzir, do agricultor”, declarou.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 



16/01/2014 11:07


Artigos Relacionados


Instituto oferece curso de multiplicadores em turismo

Secretaria da Justiça realiza curso para a formação de agentes multiplicadores

Curso de processamento de água de coco abre inscrições

Calheiros pede atenção para problemas na cultura do coco

Curso sobre erradicação do trabalho infantil reúne países americanos

Seminário sobre praças da cultura reúne gestores no Rio