Cursos de outras instituições
Além do Banco Central, outros órgãos e instituições oferecem cursos, palestras, cartilhas e até algumas ferramentas próprias – como simuladores de investimento e planilhas de controle financeiro – para os consumidores não errarem na hora de realizar o orçamento pessoal. Confira:
BM&FBovespa
Principal instituição para operações da bolsa de valores no Brasil oferece cursos (presenciais ou on-line) e palestras para diferentes públicos (de adolescentes a terceira idade) com o objetivo de ensinar a dinâmica de suas operações e também como fazer um orçamento familiar para que os possíveis investidores sintam-se seguros na hora de colocar parte da sua renda neste tipo de aplicação.
A instituição é uma das responsáveis pelo programa Educação Financeira, transmitido pela TV Cultura, aos sábados, e pela TV O Povo, de Fortaleza, no mesmo dia e com reprise nos domingos. O programa conta com dicas e conceitos sobre o tema educação financeira.
Há também atividades específicas para jovens e crianças. Turma da Bolsa é um site interativo para que as crianças aprendam a lidar com o dinheiro. O Desafio BM&FBovespa ensina a teoria e a prática do funcionamento do mercado da bolsa de valores por meio de uma competição entre escolas públicas e particulares do ensino médio em São Paulo.
Cursos (presenciais e on-line)
Biblioteca do Instituto Educacional BM&FBovespa – Acervo das publicações da BM&F Bovespa, disponíveis para o público em geral
Simuladores da Bolsa – Relação de simuladores da BM&FBovespa para que interessados entendam na prática como funciona o mercado de ações
Publicações
Introdução aos Mercados de Ações
Porque seus sonhos precisam de ação
Mercado de Capitais – Introdução
Introdução a Mercadorias e Futuros
Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo oferece cursos e palestras gratuitos aos consumidores em sua sede, ou então nas empresas. Temas: direitos básicos do consumidor, orçamento doméstico, direitos na terceira idade, direitos e deveres do consumidor bancário, curso básico do código de defesa do consumidor para fornecedores (para empresas) e educação para o consumo nas escolas. Consulte o site do Procon-SP para saber quais cursos estão abertos.
Serasa
A Serasa, empresa criada pelas instituições financeiras para servir de apoio nas operações de concessão de crédito, possui em seu site uma seção voltada para Educação Financeira . Nele, o consumidor tem acesso a uma cartilha com dicas para ter o seu orçamento sempre sob controle. Além disso, a empresa dispõe de uma tabela interativa de controle de gastos e um pequeno glossário com termos financeiros
Caixa Econômica Federal
Em 2009, a Caixa elaborou sete cartilhas, repletas de ilustração e linguagem simples, sobre educação financeira voltadas para as pessoas que não tem contato direto com o mundo financeiro. As cartilhas ensinam desde os serviços bancários e as operações de crédito até como se tornar um empreendedor. Em 2011, outras três cartilhas foram adicionadas a essa coleção.
Confira os temas e faça o download das cartilhas:
Fundamentos de Educação Financeira
Produtos e serviços bancários
Planejamento Financeiro Familiar
Remessas do Exterior
Informações básicas sobre crédito
Microfinanças
Pequenos Negócios e Empreendedorismo
Guia Caixa Fácil
Educação para o negócio
Educação financeira: Como cuidar melhor do seu dinheiro
Sebrae-SP
O Sebrae-SP oferece oficinas e palestras, presenciais ou a distância, além de consultoria, na área de finanças para empreendedores de diferentes setores. Os temas vão desde fluxo de caixa, planejamento, gestão financeira até como controlar os gastos de uma empresa. Os interessados podem buscar mais informações e disponibilidade dos cursos no telefone 0800 570 0800 ou no portal do Sebrae-SP .
19/04/2012 18:11
Artigos Relacionados
Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições
Banco do Brasil desenvolve aplicativo para acessar outras instituições via caixa eletrônico
Educação: USP abre inscrições para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior
Abertas 65 mil vagas para cursos de capacitação do plano contra crack e outras drogas
Instituições podem apresentar propostas de cursos ao MEC
Cursos e instituições apresentam evolução na medição da qualidade