Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições



Ao deixar o Plenário por volta das 23h30 desta quarta-feira (26), após a aprovação, por unanimidade, do projeto de resolução (PRS 55/2007) dos senadores Delcidio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) que acaba com as sessões secretas no Senado, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que a decisão da Casa deve servir de exemplo para outras instituições.

VEJA MAIS

- Foi um avanço que deverá servir de exemplo para outras instituições do Brasil que continuam a fazer julgamentos com sessões trancadas - disse.

Renan disse ainda que, na prática, já não havia mais sessão secreta, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu permitir a presença de deputados federais na sessão em que foi votado o projeto que decretava a perda do seu mandato por quebra de decoro parlamentar.

- Acho muito bom para a democracia. Tudo o que fortalece a democracia é muito bom. É por isso que compreendo os excessos de alguns setores que não sabem exatamente onde estão seus limites devidos - disse o senador.

Nessa quarta-feira (26), os senadores conseguiram destrancar a pauta de votações do Plenário após duas semanas sem deliberações. A oposição decidiu obstruir os trabalhos quando Renan Calheiros foi absolvido da acusação de quebra de decoro parlamentar, numa sessão secreta e por votação também secreta, de acordo com as normas regimentais e constitucionais. A mudança no regimento foi apontada como pré-requisito para a deliberação das matérias que interessavam ao governo.



27/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Avanço educacional da China deve servir de exemplo para o Brasil, diz Raupp

Imigração pacífica deve servir de exemplo a outros países, diz José Nery

Machado de Assis deve servir de exemplo aos jovens brasileiros, diz João Pedro

Demóstenes e Arthur Virgílio divergem sobre sessão secreta para julgamento de Renan

Senado está reunido em sessão secreta para votar projeto que decreta perda do mandato de Renan

Sessão que analisará perda de mandato de Renan será secreta