Cyro Miranda critica condução da economia



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) questionou as autoridades públicas federais sobre as medidas que estão sendo tomadas para manter a estabilidade econômica e observou que neste início de 2014, o Brasil vai perdendo a credibilidade no cenário internacional.

Na opinião dele, a falta de confiança dos investidores internacionais é resultante de uma série de ingredientes.

— Combina aumento real dos gastos públicos, renúncia tributária a favor de setores escolhidos, intensa intervenção estatal na economia e frequentes mudanças nas regras do jogo — acrescentou o parlamentar.

Ciro atribui a situação à presidente Dilma Rousseff; ao ministro da Fazenda, Guido Mantega; ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini; e ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. A equipe do governo, segundo ele, "chega a 2014 fracassada como gestores da economia brasileira e sem credibilidade no setor produtivo".

O senador ainda estranhou o fato de o Palácio do Planalto afirmar que agora vai tratar as contas públicas com seriedade, como se isso não fosse a obrigação de um gestor público e fez um alerta:

— Ou o atual governo faz um esforço descomunal para reconduzir o país ao caminho da estabilidade econômica ou as futuras gerações pagarão um preço exorbitante pela falta de gestão pública e de equilíbrio fiscal. Não vai ser fácil! — disse.

O parlamentar também avalia que, por conta da ineficiência do governo, o Brasil não vai conseguir entregar as obras prometidas para a Copa do Mundo de 2014. Cyro Miranda ainda manifestou o desejo de que, nas eleições deste ano, "os eleitores escolham as melhores propostas e compreendam que a mudança e o futuro do Brasil são construídos pela participação de cada um".

O país não precisa de retórica! É hora de falarmos de gestão, planejamento e marcos regulatórios, independente de quem venha ocupar o planalto em 2015. Essas serão as palavras de ordem — advertiu o senador.



04/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda critica ineficiência do governo na gestão da economia

Cyro Miranda elogia curso de economia do ILB, disponível na internet

Cyro Miranda diz que Brasil não está imune à crise mundial da economia

Pedro Taques critica condução da economia

Cyro Miranda lamenta que dimensão da economia não se reflita na qualidade de vida no país

Cyro Miranda cobra 'choque de gestão' para resolver problemas da economia