Cyro Miranda culpa governo do PT por crescimento do analfabetismo



Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) atribuiu aos governos do PT, na última década, o aumento do número de analfabetos no Brasil. O parlamentar mencionou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que revelou a existência de 13,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos. Em um ano, o aumento no número de analfabetos, disse, foi de 300 mil.

O senador também mencionou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que reprovou 30% dos cursos de nível superior avaliados pelo Ministério da Educação.

- Os governos do PT pouco fizeram para melhorar a qualidade do ensino no Brasil em todos os níveis. São dez anos sem estabelecer uma política clara e objetiva voltada à qualidade do ensino - disse.

O parlamentar afirmou que a falta de prioridade para a educação e a consequente baixa qualificação dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho comprometem o futuro com. Cyro também apontou o número cada vez maior de formandos com dificuldades de expressão em Língua Portuguesa.

- Hoje, no Brasil, preocupam-se com a quantidade no ensino, com a quantidade de matrículas, mas não se vê a qualidade. Isso precisa ser feito sem malabarismo ou distorções de índices e indicadores - afirmou.

O senador acrescentou que é importante ouvir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para saber quais as diretrizes para a melhoria do ensino superior. Cyro também destacou a necessidade de revisão das bases da educação.



08/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda culpa má gestão do governo federal por apagões

Cyro Miranda cobra desoneração mais ampla para garantir crescimento

Cyro Miranda faz balanço negativo do governo PT

Cyro Miranda diz que educação precisa ser prioridade de governo

Cyro Miranda diz que governo faz 'privatização pela metade'

Cyro Miranda lamenta corrupção no governo federal