Cyro Miranda pede aprofundamento da redução nos juros



O senador Cyro Miranda (PSDB-GO), em pronunciamento nesta quarta-feira (11), disse que a economia do Brasil precisa de reengenharia “tão ousada quanto foi o Plano Real” em aspectos como a queda da taxa de juros, o foco no superávit nominal e a renegociação das dívidas dos estados e municípios. O parlamentar elogiou as medidas de redução da taxa Selic e dos juros cobrados pelos bancos públicos, que classificou como sinal de “uma nova diretriz no mercado financeiro”.

- Os bancos públicos e privados passaram da hora de praticar um spread bancário mais compatível com a realidade internacional. Isso seria fundamental, sobretudo num momento em que se torna necessário manter o ritmo da economia nacional em favor dos interesses maiores da nação – afirmou o senador.

Para Cyro Miranda, o spread bancário elevado é “um fardo para a classe média” e um obstáculo para o empreendedorismo, e falta reflexo da queda da taxa Selic na vida do consumidor – conforme dados que apresentou, o lucro líquido nos empréstimos bancários é próxima de 32,7%. O senador criticou em especial as taxas de juros cobradas sobre o cheque especial e o cartão de crédito.

- Não queremos estimular o endividamento sem propósito ou planejamento, mas, numa emergência, o pai e a mãe de família podem precisar utilizar esses mecanismos de crédito. Aí, provavelmente a emergência se tornará um calvário. A sorte do setor financeiro, para o azar dos consumidores brasileiros, é que a população ainda não se acostumou a somar os juros anuais e compará-los ao valor da dívida contraída – disse.

Cyro Miranda espera que a intervenção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal levem os bancos privados a rever suas taxas de juros, o que considerou uma questão de Estado.



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda pede união de esforços para ajudar o Entorno do DF

Mauro Miranda: situação econômica exige redução das taxas de juros

Cyro Miranda pede aumento para professores universitários e critica descaso do governo

Cyro Miranda pede zelo com documentos históricos e critica descaso com Arquivo Nacional

Inácio Arruda pede mobilização social pela redução dos juros

Armando Monteiro pede redução de juros e estímulo a pequenas empresas