Cyro Miranda pede zelo com documentos históricos e critica descaso com Arquivo Nacional
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (19), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) manifestou preocupação com a preservação da memória nacional. Ele destacou a matéria Memória em risco, publicada no último dia 13 pelo jornal O Estado de São Paulo, segundo a qual um temporal no Rio de Janeiro (RJ) danificou parte dos documentos do Arquivo Nacional – o órgão responsável por preservar e divulgar os registros públicos.
Cyro disse que "sem memória nacional, não há povo, cidadania ou nação". Ao que parece, segundo o senador, conta-se mais com a sorte do que com o planejamento para preservar os documentos do Arquivo Nacional. Papéis históricos do Ministério da Justiça, registros sobre a Era Vargas e sobre o reinado de Dom João VI estão entre os documentos danificados.
- Os documentos da Lei Áurea só não foram atingidos porque estavam em exposição em outro local – disse o senador.
Segundo Cyro Miranda, conforme depoimento de servidores, as inundações no Arquivo Nacional têm se repetido ao longo dos anos. O parlamentar disse que o prédio que abriga o Arquivo Nacional precisa de qualidade técnica de preservação.
- Quando se perde uma peça do passado, perde-se também um fato, por mais restrito que seja – lamentou.
De acordo com o senador, a documentação em arquivos e museus permite a revisão do passado para a compreensão do presente. Ele acrescentou que a memória de um povo também se escreve em certidões, contratos de compra e venda e outras fontes, e lamentou que não exista uma política pública e eficaz para a preservação de documentos em arquivos e museus.
Na visão do senador, os estragos em prédios que abrigam documentos públicos revelam que o governo não tem o devido zelo com a memória nacional, preferindo a cultura dos improvisos e dos remendos. Cyro Miranda afirmou que o Brasil moderno e contemporâneo não pode prescindir de uma política de preservação de documentos públicos.
- O estrago na memória nacional é irreversível, não tem volta – alertou.
19/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda pede aumento para professores universitários e critica descaso do governo
Que tal doar documentos históricos ao Arquivo Público do Estado?
Que tal doar documentos históricos ao Arquivo Público do Estado?
Cyro Miranda denuncia descaso do governo com esporte olímpico
Cyro Miranda critica condução da economia
Cyro Miranda critica medida provisória 'Frankenstein'